'DANÇA DAS COMISSÕES'

Base do prefeito presidirá 10 das 23 comissões da CMM

Somente as presidências e vice-presidência foram definidas

Emile de Souza
11/02/2025 às 15:24.
Atualizado em 11/02/2025 às 18:40

Presidente da Câmara Municipal, David Reis (Avante) destaca que as comissões foram definidas por critérios técnicos, sem interferência partidária. (Foto: Daniel Brandão)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) definiu na manhã desta terça-feira (11), os presidentes e vices das 23 comissões da Casa. A base do prefeito David Almeida (Avante) ficou com a maioria, 10 lideranças. Já os suplentes, serão escolhidos somente na sessão plenária desta quarta-feira (12/02).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seguirá com o vereador Gilmar Nascimento (Avante). A de Finanças, Economia e Orçamento ficou com Marcelo Serafim (PSB). A Comissão de Educação será comandada pelo professor Samuel (PSD). A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente e do Idoso e também a de Meio Ambiente ficaram com Raiff Matos (PL) e a de Segurança Pública com o recém-empossado, Coronel Rosses (PL). 

As comissões foram definidas em blocos partidários. Segundo o vereador Marcelo Serafim, foram definidos três grupos, sendo um da base do prefeito. O outro composto pelos partidos PT, PSB, PSDB, PMB e Podemos, que consolidou 6 presidências. O terceiro grupo dos partidos União, PL, PRD e PP, que ficou com 7 lideranças. 

“Em várias comissões nós votamos com a bancada e com o bloco do prefeito, em outras a gente votou com o bloco que o União e o PL estavam trabalhando. Ficou algo importante e bom para todos os blocos. Todos os blocos tiveram o seu espaço”, explicou Marcelo Serafim sobre a divisão.

O presidente da Casa, David Reis, informou que as escolhas dos suplentes serão feitas somente na próxima sessão plenária para alinhar os debates. “Não (pelo tempo), mas porque ainda vão haver novas conversas, novas tratativas e nós vamos esgotar todos os diálogos para que nós cheguemos no melhor entendimento possível”, disse. 

O presidente ressaltou que as escolhas das comissões não levaram em consideração questões partidárias, como aconteceu com a Comissão de Segurança, composta pelos opositores de David Almeida. Mas foram definidas por envolvimento de cada parlamentar no assunto.

“O critério é técnico, ninguém leva essas questões partidárias para a definição das comissões. O Coronel Rosses tem toda experiência, ele é do ramo. Acho que eu não vejo nenhuma controvérsia nisso. Pelo contrário, a comissão estará muito bem presidida”, destacou Reis.

Quanto à deliberação em plenário, David Reis afirmou que primeiro é preciso ter as comissões montadas e publicadas no Diário Oficial. Após isso, a Casa poderá deliberar os projetos sem nenhum tipo de “vício ou prejuízo legislativo”.  
O presidente da CCJ, Gilmar Nascimento, foi questionado sobre como será a sua relação com os projetos do executivo municipal e dos parlamentares de oposição. Em resposta, ele afirmou que atuará para que todas as propostas cheguem ao plenário.

“O meu pensamento é que as ideias dos vereadores, que os projetos que surgem, sejam aproveitados, implementados. Se tiver algum vício, nós vamos trabalhar para que ele chegue no plenário. Com a soberania do plenário, a gente vai fazer com que surjam leis importantes que possam mudar a vida da população de Manaus”, disse.

À frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Gilmar Nascimento (Avante) assegura que todos os projetos serão analisados com foco na legalidade e impacto para Manaus (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


À frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Gilmar Nascimento (Avante) assegura que todos os projetos serão analisados com foco na legalidade e impacto para Manaus (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 O vereador Marcelo Serafim assumiu a presidência da Comissão de Finanças, anteriormente liderada pelo ex-vereador Marcel Alexandre (PL) na última legislatura. Ele destacou a importância do trabalho da comissão, responsável pela elaboração anual das leis orçamentárias, e garantiu que manterá a transparência em todos os processos.

“Nós sempre tivemos boa relação com o secretário Clésio (secretário de finanças do município) e essa relação continuará ao longo dos próximos dois anos. Nós vamos fazer a discussão do orçamento de forma transparente com a sociedade e, ao final, os vereadores vão aprovar ou não o orçamento que vier do município. Mas, historicamente, nunca houve problema do município e não será agora que vai haver”, disse.

Novo presidente da Comissão de Finanças, Marcelo Serafim (PSB) afirma garantir transparência na discussão do orçamento municipal e boa relação com a Secretaria de Finanças. (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


Novo presidente da Comissão de Finanças, Marcelo Serafim (PSB) afirma garantir transparência na discussão do orçamento municipal e boa relação com a Secretaria de Finanças. (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 O vereador do PL, Raiff Matos, conquistou a Comissão de Defesa da Criança, Adolescente e do Idoso e de Meio Ambiente, além de fazer parte da composição de outras. Ele destacou seus planos de trabalhar em pautas contra abusos e violência contra crianças e idosos. 

"Sabemos que tem, aí, um índice muito alto de pedofilia, de violência às crianças, ao idoso, e a gente vai estar fiscalizando, fazendo leis para que possa aumentar ainda mais esse controle, essa qualidade de vida e essa segurança para as famílias aqui na cidade de Manaus."

Presidente das comissões de Defesa da Criança, Adolescente e do Idoso e de Meio Ambiente, Raiff Matos (PL) promete intensificar o combate à violência contra crianças e idosos em Manaus (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


Presidente das comissões de Defesa da Criança, Adolescente e do Idoso e de Meio Ambiente, Raiff Matos (PL) promete intensificar o combate à violência contra crianças e idosos em Manaus (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

Comissão da Bala 

 A Comissão de Segurança Pública, que anteriormente foi presidida pelo vereador Roberto Sabino (Republicanos), agora será comandada por vereadores do PL que se intitulam da “Bancada da Bala”, Coronel Rosses, Capitão Carpê e Sargente Salazar. Todos foram ligados às forças policiais antes de serem vereadores. O recém-empossado, Coronel Rosses, chegou à CMM assumindo essa importante comissão. 

“A nossa bancada da bala realmente não poderia estar envolvida em outra comissão que não fosse da segurança pública, até porque a história de vida de cada um dos membros aqui do PL, dos vereadores Capitão Carpê, Sargento Salazar e Coronel Rosses, é uma história dentro da segurança pública em que se construiu uma grande imagem”, destacou Rosses.

Recém-empossado na CMM, Coronel Rosses (PL) assume a presidência da Comissão de Segurança Pública e promete combater o crime organizado na capital. (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)


Recém-empossado na CMM, Coronel Rosses (PL) assume a presidência da Comissão de Segurança Pública e promete combater o crime organizado na capital. (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 Rosses criticou a presença do crime organizado na capital e disse que levará propostas de melhoria ao comandante da Guarda Municipal e ao Governo do Estado, que coordena a Polícia Militar e Polícia Civil. 

“Aquilo que aconteceu ontem foi realmente deprimente, aquela queima de fogos que o tráfico fez, mostrando que realmente são uma organização criminosa de alta periculosidade e bastante audaciosa. Eu acho que houve uma falha do poder público em permitir que isso acontecesse e, como eu já disse, é uma afronta muito grande para nós que somos cidadãos, que não podemos viver, por essa vergonha que o narcotráfico de vez em quando faz a gente passar”.

Questionado sobre como serão as políticas públicas a nível municipal, Rosses afirmou que irá se reunir em audiências públicas no Centro de Manaus para tratar a falta de segurança com os empresários que saíram do local. 

“A gente sabe que a violência foi um dos principais motivos deles pararem isso aí para que a gente realmente consiga ali trazer ações para que isso possa impactar na vida deles. Essa vontade que a gente tem de implementar uma mudança”.

Outro medida anunciada é a retomada do Comando Geral da Polícia Militar para espaços históricos como a Praça da Polícia. 

“Aquele prédio da Polícia Militar no centro, conhecido como Praça da Polícia, aquilo é da Polícia Militar. E aquilo foi tirado da gente há alguns anos e nunca tivemos nada em troca. E até conversamos com alguns empresários, se eles achavam que era pertinente aquilo voltar, eles achavam totalmente pertinente. E é uma bandeira que nós vamos levantar”, afirmou o vereador.

Composição das Comissões

2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação 
Presidente: Gilmar Nascimento (Avante)
Vice-presidente: Dr. Eduardo Assis (Avante)

3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento
Presidente: Marcelo Serafim (PSB)
Vice-presidente: Joelson Silva (Avante)

4ª Comissão de Educação
Presidente: Professor Samuel (PSD)
Vice-presidente: Profª Jacqueline (União)

5ª Comissão de Agricultura e Política Rural 
Presidente: Rodinei Ramos (Avante) 
Vice-presidente: Roberto Sabino (Republicanos)

6ª Comissão de Saúde
Presidente: Rosivaldo Cordovil (PSDB)
Vice-presidente: Elan Alencar (Democracia)

7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas
Presidente: Ivo Neto (PMB)
Vice-presidente: Raulzinho (MDB)

8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade
Presidente: Rosinaldo Bual (Agir)
Vice-presidente: Rosivaldo Cordovil (PSDB)

9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico
Presidente: Elan Alencar (Democracia)
Vice-presidente: Dione Carvalho (Agir)

10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Presidente: Rodrigo Sá (Progressistas)
Vice-presidente: Diego Afonso (União)

11ª Comissão de Assuntos Sociocomunitários e Legislação Participativa 
Presidente: Sargento Salazar (PL)
Vice-presidente: Ivo Neto (PMB)

12ª Comissão de Ética
Presidente: Joelson Silva (Avante)
Vice-presidente: Everton Assis (União)

13ª Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias
Presidente: Zé Ricardo (PT)
Vice-presidente: João Carlos (Republicanos)

14ª Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia
Presidente: Jaildo Oliveira (Partido Verde)
Vice-presidente: Dr. Eduardo Assis (Avante)

15ª Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis
Presidente: Gilmar Nascimento (Avante)
Vice-presidente: Mitoso (MDB)

16ª Comissão de Água e Saneamento
Presidente: Allan Campelo (Podemos)
Vice-presidente: Elan Alencar (Democracia)

17ª Comissão de Esportes
Presidente: Mitoso (MDB)
Vice-presidente: Capitão Carpê (PL)

18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher
Presidente: Profª Jacqueline (União)
Vice-presidente: Yomara Lins (Podemos)

19ª Comissão de Defesa do Consumidor
Presidente: Paulo Tyrone (PMB)
Vice-presidente: Eurico Tavares (PSD)

20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso
Presidente: Raiff Matos (PL)
Vice-presidente: Yomara Lins (Podemos)

21ª Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana
Presidente: Diego Afonso (União)
Vice-presidente: Mitoso (MDB)

22ª Comissão de Segurança Pública Municipal
Presidente: Coronel Rosses (PL)
Vice-presidente: Rodrigo Sá (Progressistas)

23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Presidente: Aldenor Lima (União)
Vice-presidente: Dione Carvalho (Agir)

24ª Comissão de Fiscalização Financeira Controle e Transparência
Presidente: Raulzinho (MDB)
Vice-presidente: Marco Castilhos (União)

Comissão Especial de Comendas
David Reis (Avante)

Coordenadoria Parlamentar
Mitoso (MDB)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por