Gestão Cidade

Assembleia Legislativa do Amazonas exclui de seu site galeria de ex-presidentes

Link que conduzia ao registro de quem ocupou a presidência da Casa foi retirado do site na gestão de Roberto Cidade

Lucas dos Santos
02/02/2025 às 16:19.
Atualizado em 02/02/2025 às 16:19

Presidente da ALE, Roberto Cidade, inicia, nesta segunda-feira, sua terceira gestão (Danilo Mello/ALE-AM)

Diferentemente da Câmara dos Deputados, do Senado e da Câmara Municipal de Manaus, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) excluiu de seu site a galeria com o registro histórico dos ex-presidentes da casa legislativa, hoje comandada pelo deputado estadual Roberto Cidade, que nesta segunda-feira dará início a sua terceira gestão seguida.

A aba com as fotos e os nomes dos ex-presidentes existia até 2021, mas sumiu após reformulação do site durante a gestão de Cidade. À época o site já estava desatualizado, tendo à mostra como presidente mais recente o então deputado Josué Neto, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCEAM). Após ele, a casa foi comandada por David Almeida (Avante), hoje prefeito de Manaus, e novamente por Josué Neto.

Após as mudanças no site da ALE-AM em 2022, o menu institucional deixou de exibir a galeria de ex-presidentes, mostrando apenas os itens "palavra do presidente", "competências", "diretorias administrativas", "escola do legislativo" e "contato". Hoje, somente a "palavra do presidente", que contém uma mensagem de Roberto Cidade, as "competências" e o "contato" estão disponíveis no mesmo menu.

Galeria foi retirada do site (Reprodução)


Galeria foi retirada do site (Reprodução)

Retomada dos trabalhos na ALE-AM

Nesta segunda-feira, a ALE-AM realiza a solenidade de posse da mesa diretora eleita para o biênio 2025/2026. Apesar de ter tido seu terceiro mandato vetado por uma decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Cidade foi reconduzido ao cargo em uma nova eleição, onde recebeu o apoio de 22 dos 24 parlamentares da casa.

No mesmo dia, o governador Wilson Lima fará a leitura de sua mensagem anual. Há a expectativa de que o governador anuncie a criação de três novas secretarias na estrutura do estado do governo estadual: Pesca, Direitos da Pessoa com Deficiência e de Bem-Estar Animal, como noticiado pela coluna Sim&Não na última semana.

Caso seja confirmada a criação das pastas, o governador deve enviar um projeto específico para que a ALE-AM aprove as alterações na estrutura do governo.

Além disso, a casa deverá analisar nove vetos pendentes do biênio passado, incluindo um a um projeto do deputado Abdala Fraxe (Avante) que previa a distribuição gratuita de medicamentos à base da canabidiol, substância extraída da erva da maconha, desde que com prescrição médica.

A cerimônia inicia às 9h30 na sede da Assembleia Legislativa, localizada no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus.

Mistério sobre a folha

A folha de pagamento nominal dos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas continua um mistério. No último fim de semana, A CRÍTICA noticiou que a lista salarial não é divulgada há mais de 13 anos. Não é possível visualizar a lista de pessoas contratadas por indicação de parlamentares ou mesmo aqueles aprovados em concurso como manda a Lei de Acesso à Informação e a de Transparência.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por