O deputado assume pela terceira vez como presidente da casa pelos próximos dois anos
Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas pelos próximos dois anos (Foto: Daniel Brandão)
O deputado estadual Roberto Cidade (União), logo após sua posse como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) nesta segunda-feira (3), anunciou que fará um concurso público para o preenchimento de cargos na administração da casa. Segundo ele, as vagas que entrarão na disputa foram preenchidas há 14 anos.
Além do concurso, Cidade anunciou que a ALE irá inaugurar o Centro de Inclusão Social, voltado para crianças autistas e com síndrome de Down, o Centro de Mídias, voltado para melhorar a comunicação; ampliará os cursos da Escola do Legislativo e fortalecerá o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI).
Ainda na sessão de abertura de 2025, a mesa diretora que comandará a assembleia no biênio 2025/2026 tomou posse de seus cargos. Após Roberto Cidade, o secretário da sessão Rozenha (PMB) leu o termo de posse dos outros integrantes da mesa: 1º vice-presidente Adjuto Afonso, 2º vice-presidente Abdala Fraxe (Avante), 3ª vice-presidente Joana Darc (União), secretária-geral Alessandra Campelo (Podemos), 1º secretário Delegado Péricles (PL), 2º secretário Cabo Maciel (PL), 3º secretário João Luiz (Republicanos), corregedor Sinésio Campos (PT) e ouvidor Felipe Souza (PRD).
Ao ser empossado, sob aplausos de seus colegas, Roberto Cidade afirmou que “nada acontece por acaso, é tudo no tempo de Deus. Quando ele bota a mão, as coisas acontecem”. Após a última eleição que reconduziu o deputado ser anulada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a casa realizou um novo pleito e deu 22 dos 24 votos a Cidade.
Na mesa da solenidade, estiveram presentes a desembargadora Graça Figueiredo, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM); a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Yara Lins; o deputado federal Fausto Júnior (União), representante da bancada federal; a procuradora-geral de Justiça Leda Mara Albuquerque, pelo Ministério Público; o vice-prefeito de Manaus, Renato Junior (Avante); o vereador Jander Lobato (PSD), em nome da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Também prestigiaram o evento o vice-almirante João Alberto de Araújo, comandante do 9º Distrito Naval; a juíza Giselle Falcone, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM); o defensor público geral Rafael Barbosa e o ex-deputado Belarmino Lins, atual superintendente-adjunto de operações da Suframa.