política

Aleam aprova pacote de projetos do TCE-AM

Uma das alterações possibilita que a presidente Yara Lins se reeleja para mais um biênio

Emile de Souza
politica@acritica.com
06/11/2024 às 18:20.
Atualizado em 06/11/2024 às 18:20

(Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou em regime de urgência, na tarde desta quarta-feira (06/11), três projetos de lei do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) que: alteram o regimento e permite reeleição de presidente, cria novos cargos comissionados e cria o Instituto de Controle Externo Ambiental e de Sustentabilidade. 

A alteração da lei do TCE-AM, permitirá que a atual presidente do órgão, Yara Lins, possa se reeleger para o biênio 2026-2027. Antes a reeleição não era permitida.

“Muito embora não haja determinação vertical acerca da reeleição, é oportuno estabelecer qual é o parâmetro do restante do país, com ênfase àqueles que possuem previsão à reeleição”, diz um dos trechos do processo que define a alteração.

Quanto ao projeto de criação de cargos, ao todo, serão 17 comissionados. A divisão dos comissionados se dispõe em: 7 cargos de chefe de gabinete adjunto de conselheiro; 7 cargos de assessor de assistência militar de conselheiro; 2 assistentes de diretoria e 1 chefe de departamento de clima organizacional.

No texto, o tribunal informou que foi realizado Estudo de Impacto Orçamentário e Financeiro, por meio do qual pôde ser verificada a viabilidade da criação dos cargos pretendidos. Apesar da declaração, o texto não destacou os gastos totais.

Além desses, também foi aprovado o projeto de criação do Instituto de Controle Externo Ambiental e de Sustentabilidade, que visa implementar uma estrutura mais sustentável. Os deputados Wilker Barreto (Mobiliza) e Rozenha (PMB) defenderam a ideia e sugeriram a criação de um instituto semelhante na Aleam. 

“Quero sugerir a possibilidade da assembleia criar um Instituto nesse sentido, pois a questão ambiental é uma pauta que precisa ser incorporada no cotidiano das grandes discussões do parlamento estadual”, disse o deputado Wilker Barreto.

Rozenha acompanhou o posicionamento e ressaltou que muitas empresas que destinam recursos, fazem parceria somente com empresas que pensam no meio ambiente. 

“Um fundo dessa natureza, não só no TCE, nesta casa, na prefeitura de Manaus, no estado do Amazonas, vai possibilitar injeção de recursos baratos ou até algum fundo perdido para a proteção e preservação ambiental. Além de salvaguardar a vida de quem preserva, o homem e a mulher do Amazonas”, destacou o parlamentar.

Os projetos foram encaminhados na terça-feira (05) e já foram aprovados ao final da sessão plenária desta quarta-feira (06).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por