O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, elogiou a reforma tributária e a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM) na manhã desta sexta-feira (13). O discurso foi feito durante a inauguração da extensão da fábrica da Coca-Cola no Polo Indistrial (PIM), que tem investimento avaliado em R$ 550 milhões.
O evento contou com a presença dos senadores, Omar Aziz e Eduardo Braga, relator da reforma tributária. Além dos deputados federais Atila Lins, Sidney Leite e Saullo Vianna.
“Finalmente a reforma tributária. Essa é a reforma é uma reforma aguardada há 40 anos, que vai manter todos os justos diferenciais tributários da Zona Franca de Manaus. Foi assegurado desde o começo. Ela simplifica, então, ela reduz custo”, ressaltou Geraldo Alckmin.
O vice-presidente também destacou a importância do Polo Industrial e do crescimento de investimentos na região.
“Nós estamos inaugurando aqui um grande investimento, quase meio bilhão de reais. E investimento significa emprego. Investimento gera emprego, gera renda, produção, é tudo que o Brasil precisa. Então, agradecer aqui a confiança do nosso país. A economia cresceu, nós devemos crescer esse ano 3,5% do PIB. No ano passado, 3,2%. Então teve um crescimento da economia”, disse.
Alckmin também destacou os resultados positivos da produção de bens de consumo duráveis e aumento na produção de televisores no PIM.
“Aumentou 25% a venda de televisores, que aqui é um importante fabricante. De geladeira, fogão, máquina de lavar roupa. Mas o mais importante também é que cresceu muito o investimento”, afirmou o vice-presidente.
A nova extensão da fábrica de concentrados da Cola-Cola tem investimento estimado em R$ 550 milhões. O espaço tem capacidade para ampliar a produção da empresa de forma automatizada.
O vice-presidente ressaltou a importância desse investimento para melhorar o cenário brasileiro quanto às exportações.
“Quero destacar a importância da Coca-Cola para a América Latina. Esta fábrica exporta para inúmeros países da América Latina. Isso é muito bom para o Brasil, porque nós temos comércio exterior. Nós exportamos e importamos. E nós estamos tendo um grande saldo da balança comercial. No ano passado, foi quase 100 bilhões de saldo da balança comercial. Então, exportando mais do que importando”, disse Alckmin.
Outro ponto destacado por Alckmin foi a geração de emprego e renda na região.
“A maior exportadora daqui da região é a Coca-Cola. Então, tem importância empregadora e renda, produção, tecnologia, compromisso com o desenvolvimento social e sustentável, agregando valor, fazendo boas parcerias com os produtores aqui da região”, afirmou.
A presidente da Coca-Cola Brasil e Cone Sul, Luciana Batista, agradeceu a presença do vice-presidente e especialmente a presença do relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga.
“Temos o mesmo objetivo, promover o desenvolvimento e mostrar como essa parceria público-privada é tão importante para o crescimento do país”.
A presidente afirmou que este ano, a Coca-Cola terá a maior quantidade de linha de produção e que tem investido em ampliação dos setores da empresa.
“Quatro bilhões de investimento que a gente fez apenas nesse ano e que tem o compromisso de seguir fazendo como sistema Coca-Cola Brasil. E aqui falo também do nosso sistema engarrafador e projetos em torno de ampliação, fabril, novas linhas de produção. Neste ano serão 23 linhas, isso é mais do que a gente fez nos últimos 5 anos”, destacou Luciana Batista.
Assuntos
Compartilhar