Segundo turno

'Alberto Neto não é mais de direita do que eu', diz David Almeida

Prefeito descarta apoio de Lula no segundo turno e diz que “eleição ideológica” é em 2026

Waldick Junior
online@acritica.com
06/10/2024 às 19:35.
Atualizado em 06/10/2024 às 19:35

Davi Almeida se reposicionou como de direita e falou que está confiante para o segundo turno (Daniel Brandão)

O prefeito David Almeida (Avante), que disputará o segundo turno contra Alberto Neto (PL) disse que seu adversário, apoiado por Bolsonaro, não é mais de direita do que ele. O atual gestor municipal descartou o apoio do presidente Lula (PT) e não negou que pode ter um diálogo futuro com o governador Wilson Lima (União), com quem rompeu neste pleito.

“O candidato a prefeito no segundo turno, em Manaus, é o David Almeida e o Alberto Neto. A eleição ideológica de esquerda e direita é em 2026”, disse o prefeito. “Esse negócio de esquerda e direita, eu vou dizer bem claro, ele (Alberto Neto) não é mais de direita do que eu. Se ele apoiou o Bolsonaro, eu também apoiei”, completou.

David Almeida declarou voto em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, mas criticou a gestão do ex-presidente quando decretos federais prejudicaram a competitividade da Zona Franca de Manaus.

Apoiadores de Davi Almeida se reuniram no Comitê da candidatura em Flores (Daniel Brandão)

 O prefeito também se aproximou dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) durante o mandato e recebeu apoio de ambos para a reeleição. Os dois parlamentares são porta-vozes de Lula no Amazonas. Ainda na pré-campanha, uma ala do PT Amazonas chegou a defender não lançar candidato para apoiar David Almeida.

Questionado sobre um possível apoio do governador Wilson Lima para o segundo turno, David Almeida respondeu que já tinha o apoio de quem precisava do governo, o vice-governador Tadeu de Souza, presidente estadual do Avante.

“O governador teve o candidato dele e não guardo ressentimento. Desejo êxito aos candidatos que não foram ao segundo turno e vamos conversar com eles. Quem sabe uma ideia boa a gente pode até absorver”, disse.

Davi Almeida fala a apoiadores após resultado do primeiro turno na eleição de Manaus (Daniel Brandão)

 Em entrevista para a TV A Crítica na noite deste domingo (6),  o prefeito voltou a falar de um possível apoio do governador.

“A gente parte do princípio do diálogo, das ideias, das composições. Eu não sei se ele (Wilson Lima) poderia, mas eu estou tranquilo com o que estamos fazendo”, disse.

O gestor municipal comentou que não se surpreendeu com a ida de Alberto Neto para o segundo turno, porque a sua campanha captou um crescimento do bolsonarista nas ruas. Ele avalia que chega em uma boa condição no segundo turno e, ao mesmo tempo, diz que a eleição agora é outra, “um plebiscito”. 

“Tive uma boa votação e agora a gente vai debater no campo das ideias e das opiniões, mostrar para o eleitor qual a melhor opção”, disse, prometendo que comparecerá aos debates eleitorais antes do segundo turno.

Com 99,97% das urnas apuradas, David Almeida tinha 32,15% dos votos válidos contra 24,95% para Alberto Neto. Ficaram de fora os candidatos Amom Mandel (19,10%), Roberto Cidade (17,01%), Marcelo Ramos (6,03%), Wilker Barreto (0,66%)  e Gilberto Vasconcelos (0,10%).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por