Prefeito descarta apoio de Lula no segundo turno e diz que “eleição ideológica” é em 2026
Davi Almeida se reposicionou como de direita e falou que está confiante para o segundo turno (Daniel Brandão)
O prefeito David Almeida (Avante), que disputará o segundo turno contra Alberto Neto (PL) disse que seu adversário, apoiado por Bolsonaro, não é mais de direita do que ele. O atual gestor municipal descartou o apoio do presidente Lula (PT) e não negou que pode ter um diálogo futuro com o governador Wilson Lima (União), com quem rompeu neste pleito.
David Almeida declarou voto em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, mas criticou a gestão do ex-presidente quando decretos federais prejudicaram a competitividade da Zona Franca de Manaus.
Apoiadores de Davi Almeida se reuniram no Comitê da candidatura em Flores
O prefeito também se aproximou dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) durante o mandato e recebeu apoio de ambos para a reeleição. Os dois parlamentares são porta-vozes de Lula no Amazonas. Ainda na pré-campanha, uma ala do PT Amazonas chegou a defender não lançar candidato para apoiar David Almeida.
Questionado sobre um possível apoio do governador Wilson Lima para o segundo turno, David Almeida respondeu que já tinha o apoio de quem precisava do governo, o vice-governador Tadeu de Souza, presidente estadual do Avante.
Davi Almeida fala a apoiadores após resultado do primeiro turno na eleição de Manaus
Em entrevista para a TV A Crítica na noite deste domingo (6), o prefeito voltou a falar de um possível apoio do governador.
O gestor municipal comentou que não se surpreendeu com a ida de Alberto Neto para o segundo turno, porque a sua campanha captou um crescimento do bolsonarista nas ruas. Ele avalia que chega em uma boa condição no segundo turno e, ao mesmo tempo, diz que a eleição agora é outra, “um plebiscito”.
Com 99,97% das urnas apuradas, David Almeida tinha 32,15% dos votos válidos contra 24,95% para Alberto Neto. Ficaram de fora os candidatos Amom Mandel (19,10%), Roberto Cidade (17,01%), Marcelo Ramos (6,03%), Wilker Barreto (0,66%) e Gilberto Vasconcelos (0,10%).