Crise de segurança pública

Rio Preto da Eva enfrenta onda de violência, suspensão de aulas e medo crescente

De acordo com uma educadora, de 38 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, há duas semanas o município está sofrendo com o ataque de criminosos.

Thiago Monteiro
online@acritica.com
25/05/2023 às 17:31.
Atualizado em 25/05/2023 às 17:31

(Foto: Arquivo AC)

Uma onda de violência tem assustado moradores de Rio Preto da Eva (a 59 quilômetros de Manaus). Assassinatos, tentativas de homicídio, tiroteios, ameaças, tráfico de drogas, roubos e dentre outros delitos estão virando rotina no município. Com o aumento da criminalidade, a Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva resolveu nesta quinta-feira (25), suspender as aulas nas escolas municipais até a próxima segunda-feira (29). 

De acordo com uma educadora, de 38 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, há duas semanas o município está sofrendo com o ataque de criminosos.

“Eles começaram a promover tiroteio em comunidades. Estão acontecendo alguns roubos em comércios e pra completar agora suspenderam as aulas para não ter problemas com os nossos alunos”, desabafou a mulher. 

Segundo informações de policiais militares, ao menos quatro casos de homicídios foram registrados nos últimos dias no município. “Isso está acontecendo por causa de uma guerra entre facções criminosas aqui em Rio Preto da Eva”, explicou um policial militar.

Um outro morador, que também pediu para não ter o nome divulgado, informou que a situação no município está complicada devido ao avanço de organizações criminosas. “Uma explicação fácil para esse tipo de violência aqui é o tráfico de drogas, que invadiu o nosso município, infelizmente, com isso o crime tem aumentado”, disse.

Homicídios
No último dia 16 de maio, Raul Lima da Silva, 22, foi executado com mais de 20 tiros no bairro Carlos Braga, em Rio Preto da Eva. De acordo com o delegado Henrique Brasil, titular da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), Raul já tinha sido preso por tráfico de entorpecentes. 

Na segunda-feira (22), a Polícia Civil realizou a Operação Coalizão dos Ímpios e prendeu, em flagrante, cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens. A operação foi dividida em três diligências. Os presos foram identificados como Carleane dos Santos Pinto, 22; José Augusto Pereira dos Santos, 18, conhecido como “Gugu”; Luiz Felipe Ferreira Rodrigues, 20; Samara Silva da Costa, 31; e Thaliel Oliveira de Andrade, 18, conhecido como “Pivete”.
 
Ainda conforme o delegado Henrique Brasil, o intuito da operação foi combater a atuação de grupos criminosos, que culminaram nas mortes de Luiz Sérgio de Jesus da Purificação Filho, 34, e Raul Lima, bem como na tentativa de homicídio praticada contra um homem, de 28 anos.

Segundo registros do Instituto Médico Legal (IML), na noite de quarta-feira (24), um homem, de 36 anos, foi vítima de arma de fogo e um jovem, de 24 anos, foi encontrado morto nesta quinta-feira (25), ambos também no município de Rio Preto da Eva.

Notas
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que além do policiamento realizado por policiais da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enviou, ainda, na última quarta-feira (24/5) reforço policial, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE). 

As investigações dos crimes estão sendo conduzidas pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM), por meio da 36ª DIP de Rio Preto da Eva, que na segunda-feira (22/05) iniciou operações na cidade. Ações, também, estão sendo realizadas por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), da SSP-AM.
 
A Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva emitiu comunicado, por meio das redes sociais, que as aulas da rede municipal estão suspensas até a próxima segunda-feira (29) como medida preventiva, devido aos últimos acontecimentos criminosos no município.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por