Até o momento, 51 pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos. Também foram apreendidos 712 rojões
(Foto: Divulgação)
A operação Águia, que a Polícia Militar deflagrou na noite de segunda-feira (10/02) e a madrugada desta terça-feira (11/02), prendeu em flagrante 51 pessoas, apreendeu três adolescentes e 712 rojões. De acordo com a polícia, a maioria dos presos estava com dinheiro no momento da prisão. Muitos deles confessaram que receberam pagamento para soltarem os fogos, mas negaram fazer parte de facções criminosas.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, a operação aconteceu na capital e no interior com objetivo de reprimir a ação de criminosos no crime de apologia ao crime organizado e ao tráfico de droga.
Na operação Águia, foram presos pessoas comandadas pelo crime para fazer o foguetório que vem acontecendo há cinco anos, em comemoração ao aniversário de uma facção criminosa. De acordo com o comandante, os alvos principais das ações da polícia são os que comandam o crime.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
“Neste ano nós nos antecipamos, não conseguimos evitar que em algumas partes da cidade acontecesse, mas o tempo do foguetório e a quantidade de fogos soltos foi bem menor” avaliou o comandante.
No bairro Lago Azul, Viver Melhor, policiais do Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM) apreenderam, além de rojões, um rifle calibre 44, 1 quilo de maconha skunk, dois cilindros de fumaça colorida.
No bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, área policiada pela 28ª companhia Interativa Comunitária (CICOM), a operação começou às 20h, na rua Doutor João de Paulo e rua Nova Esperança.
Nesses locais, os policiais viram vários homens que estavam acendendo os fogos de artifícios. Ao verem os policiais, fugiram deixando para trás os fogos e três motocicletas.
Guilherme Abreu de Araújo, 25, Lairson Marques Farias, 31, Kenedy da Silva Cruz Filho, 21, Wesley Viana do Nascimento, 19, Pablo Henrique Oliveira da Silva, 25, foram presos. Um adolescente de 17 anos foi apreendido. Também foram apreendidos 40 rojões de 12 tiros; uma girândola com 36 rojões; R$ 540 reais em espécie e três motocicletas.
Jonathas Farias de Souza, 36, e Douglas da Silva Chaves, 28, ambos com passagem pelo crime de tráfico de droga, também foram presos na operação.
De acordo com o comandante, durante a abordagem muitos estavam portando dinheiro. Estes confessaram que tinham recebido como pagamento para soltar os fogos de artifícios, mas que não têm ligação com o crime.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Todos os que foram presos foram apresentados nos Distritos Integrados das respectivas áreas e autuados pelos crimes de apologia ao crime, conforme o artigo 56 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais.