Operação da PF

PF faz operação em Manaus contra funcionários que facilitavam entrada de drogas no aeroporto

De acordo com a PF, os presos são funcionários do aeroporto

acritica.com
16/10/2024 às 08:57.
Atualizado em 16/10/2024 às 11:42

Os presos são funcionários do aeroporto de Manaus (Foto: Agência Brasil)

Três pessoas foram presas preventivamente em Manaus durante a Operação Espelhum, da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (16). Uma das prisões ocorreu no bairro Compensa, zona Oeste da capital. Ao todo estão sendo cumprido oito mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão tanto em Manaus quanto em Brasília, no Distrito Federal. 

Os presos, segundo a Polícia Federal da comarca do Distrito Federal, responsável pela operação e investigações, teriam ligação com funcionários do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que facilitavam o ingresso das drogas nas áreas restritas do terminal aeroportuário, de modo que os responsáveis pelo transporte não precisavam submeter suas bagagens “contaminadas” aos processos de fiscalização. 

(Foto: Reprodução)

 Além dos mandados, estão sendo feitas medidas de constrição patrimonial em desfavor de dez pessoas físicas e jurídicas, que incluem o bloqueio de mais de R$ 762 mil obtidos a partir dos ilícitos investigados. 

O objeto do cumprimento dos mandados é de desestruturar o núcleo ligado a um dos denunciados que atuava no envio de entorpecentes por meio aéreo, para os Aeroportos Internacionais de Brasília e Florianópolis, em Santa Catarina.

Ainda conforme a PF-DF, a Operação Espelhum é um desdobramento da Operação Rei do Skunk, deflagrada em dezembro de 2023, que resultou na denúncia de diversos investigados acusados de enviar grandes quantidades de drogas para o Distrito Federal e entorno.

Os presos foram levados para a sede da PF-AM, onde irão responder por associação criminosa e tráfico interestadual de drogas. As penas para as condutas investigadas, se somadas, podem chegar a 35 anos de prisão.

*Com informações da Polícia Federal

Nota da administração do aeroporto

 O aeroporto esclarece que um dos indivíduos alvo da operação da Polícia Federal, realizada na manhã desta quarta-feira (16), é funcionário de uma empresa prestadora de serviços que opera no  terminal. A funcionária já foi afastada de suas funções e devidamente descredenciada.  A administração aeroportuária reitera seu compromisso de colaborar integralmente com as investigações em andamento, fornecendo todas as informações e o apoio necessários às autoridades competentes. 

É importante ressaltar que o aeroporto não compactua com qualquer prática ilícita. A segurança de nossos passageiros e colaboradores é nossa prioridade, e oferecemos infraestrutura adequada que possibilita a ações de prevenção e combate ao tráfico de drogas, de animais silvestres e de pessoas pelos órgãos competentes. Seguiremos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades para erradicar qualquer atividade criminosa que possa ocorrer em nossas instalações.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por