Autor também responderá por uma tentativa de homicídio ocorrida em 6 de outubro de 2024
(Foto: Divulgação PC-AM)
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá, (a 590 quilômetros de Manaus), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu em flagrante, na quinta-feira (13/02), Jaimeson Rodrigues Azevedo, de 24 anos, pelo crime de incêndio na residência de um vizinho de 27 anos. O crime aconteceu na noite anterior, na Aldeia Pupunha, zona rural do município.
De acordo com o delegado Torquato Mozer, da DIP de Humaitá, a equipe policial tomou conhecimento do caso, na manhã seguinte ao fato, quando a vítima compareceu à delegacia para registrar a ocorrência. Com base nas informações repassadas, os agentes iniciaram diligências para localizar e prender o autor.
“Foi uma operação de difícil acesso, com deslocamento por rios e igarapés, seguido de uma caminhada pela mata. Ao perceber nossa chegada, o autor correu para dentro da casa da mãe para se esconder. Solicitamos autorização para entrar e, durante as buscas, encontramos Jaimeson escondido debaixo da cama no quarto da genitora”, detalhou o delegado.
Segundo Torquato Mozer, na noite do crime, o indivíduo teria ingerido grande quantidade de álcool, comportamento que, de acordo com relatos, o torna agressivo. Descontrolado, ele usou uma garrafa pet com gasolina e fósforos para incendiar a casa da vítima, destruindo dez latas de açaí e diversos pertences pessoais, como roupas, livros e cadernos. Moradores tentaram impedi-lo, mas sem sucesso.
“Além desse crime, a investigação revelou que Jaimeson já havia sido apontado como autor de uma tentativa de homicídio em 6 de outubro de 2024, quando desferiu três golpes de facão contra um homem de 30 anos, também na Aldeia Pupunha. Trata-se de um indivíduo com histórico violento, que já representava perigo para a comunidade. Com a prisão, retiramos de circulação um agressor reincidente”, concluiu Mozer.
Procedimentos
Jaimeson Rodrigues Azevedo foi autuado por incêndio criminoso e tentativa de homicídio. Ele permanece à disposição da Justiça.