Todo o pescado foi doado para a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Coari
Material apreendido (Foto: Divulgação)
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu, na tarde deste domingo (19), cerca de 500 quilos de pirarucu, durante abordagem dos policiais que atuam da Base Fluvial Arpão I, nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O responsável pelo pescado foi preso em flagrante por crime ambiental.
Durante patrulhamento pelos rios, a equipe da Base Arpão I, em cumprimento à Operação Fronteira Mais Segura/Operação Protetor, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou abordagem ao barco Esther Bonfim IV, que transportava o pirarucu em manta, salgado e seco sem a devida autorização legal. A embarcação tinha como destino o município de Coari.
Foram apreendidos, no total, 200 quilos de pirarucu fresco e 371 quilos de pirarucu salgado/seco, configurando prática de crime ambiental previsto no Art. 34 da Lei 9605/98 (transportar espécies em desacordo com a Guia de Trânsito para Pescado - Ibama). O responsável pela embarcação, de 36 anos, foi detido e encaminhado para o cartório da Base Arpão 1.
Após a conclusão dos procedimentos, a equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da SSP-AM, realizou a perícia e todo o pescado foi doado à Secretaria Municipal de Assistência Social, em Coari.
Local onde o pescado foi apreendido e o suspeito preso