Segundo o presidente do Sinetram, Társsio Marques, o número já foi maior sendo cinco roubos por dia. Ele afirmou operações das policias Civil e Militar têm contribuído para a redução dos casos
Ônibus Coletivo (Foto: Jeiza Russo/AC)
Uma média de 100 assaltos por mês, três por dia, vem acontecendo em Manaus, conforme informou o gerente de operações do Sinetran, Társsio Marques. De acordo com ele esse número já foi bem maior chegando até cinco casos por dia.
De acordo com ele, as iniciativas das policiais civil e militar, vêm
mudando essa situação com operações voltadas para impedir que essa modalidade continue crescendo na cidade.
Nas últimas semanas as polícias Civil e Militar deflagram operações que resultaram na prisão dos assaltantes Israel Mota dos Santos, 26 anos, e André Lucas Andrade da Silva, 21 anos. De acordo com a polícia, os dois estão envolvidos em roubos a rotas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Presidente do Sinetram, Társsio Marques (Foto: Junio Matos/AC)
A dupla foi presa por meio de investigações do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), em ação conjunta com a Polícia Militar, na terça-feira (30), durante a Operação Êxodo 20:15.
Israel e André são investigados por envolvimento em um roubo ocorrido no dia 20 de junho deste ano, em pelo menos duas rotas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Na ocasião, os suspeitos realizaram um “arrastão” e roubaram vários pertences dos ocupantes dos veículos. Durante uma das abordagens, uma mulher foi atingida por um disparo de arma de fogo.
De acordo com o delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc, no dia do crime, os autores realizaram um "arrastão" e roubaram vários pertences dos ocupantes dos veículos. Durante uma das abordagens, uma mulher foi atingida por um disparo de arma de fogo.
As investigações começaram no Nurcc e foi possível localizar o paradeiro de Israel na rua Baru, bairro Jorge Teixeira, zona leste. A prisão foi feita com o apoio da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
Delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc. (Foto: Junio Matos/AC)
O próximo a ser preso foi André. Ele estava de posse de uma arma de fogo em uma casa no bairro Tancredo Neves, zona leste. No local, foi apreendido um revólver calibre 38 com três munições intactas.
Os presos foram conduzidos ao Nurcc, localizado na sede do 21° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Professora Clotilde Pinheiro, bairro São Jorge, zona oeste. Eles responderão pelos crimes de homicídio tentado, roubo majorado, roubo majorado tentado e porte ilegal de arma de fogo, e serão encaminhados à audiência de custódia.
Investigação
As investigações vão continuar. A polícia já sabe que os assaltos a coletivos são praticados por quadrilhas que atuam em pontos específicos da Cidade.
Imagens de ladrões procurados por praticarem roubos em ônibus
Manaus, no mês de julho. do transporte coletivo na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, Zona Norte serão divulgadas.
A população pode colaborar com as investigações de forma anônima por meio dos numeros (92) 98827-8814 e 3667-7543 do Nurcc, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública.