Alerta de golpe

Delegado alerta para os perigos do golpe do falso carregador

Delegado explica sobre a gravidade do golpe, que pode ocasionar a clonagem do aparelho e outros males

Thiago Monteiro
09/02/2025 às 15:10.
Atualizado em 09/02/2025 às 15:10

Programas maliciosos são instalados nos carregadores ou em estação de recarga. (Divulgação)

O “Golpe do Carregador Falso”, ou “Juice Jacking”, apesar de pouco conhecido no Amazonas pode causar grandes transtornos na vida de usuários de telefones celulares. A fraude, de acordo com a polícia, consiste na adulteração de carregadores ou pontos de carregamento de USB para roubo de dados e dentre outros crimes mais graves.

Segundo o delegado Henrique Brasil, titular da Delegacia Especializada em Repressão à Crimes Cibernéticos do Amazonas (Dercc-AM), a problemática também serve para a instalação de malwares (programas maliciosos) nos dispositivos móveis das vítimas.


“Os criminosos instalam programas maliciosos dentro dos carregadores falsificados ou diretamente em estações de recarga pública como aeroportos, shoppings e até mesmo rodoviárias. Quando o usuário conecta o celular no ponto de recarga, sem perceber, o aparelho pode ser invadido e nele ser instalado algum tipo de software malicioso permitindo o monitoramento remoto do dispositivo”, afirma Brasil.De acordo com o delegado, o golpe, que é considerado grave, pode causar que o dispositivo seja clonado, onde senhas, fotos e informações bancárias podem ser copiadas. “O ataque pode gerar um falso sequestro, onde algumas versões do golpe podem bloquear o acesso do celular e exigir dinheiro para desbloquear”, explica.

Dicas para evitar cair em golpes

O delegado Henrique Brasil ressalta que os golpistas usam locais de grande aglomeração para praticar essa fraude. Conforme ele, para o usuário não cair neste golpe, precisa tomar alguns cuidados como: evitar utilizar os carregadores públicos, ou seja, utilizar fontes de energia como tomadas ou carregador portátil.

Caso exista a necessidade do uso do USB público, o usuário precisa desativar os dados móveis, transferências de arquivos no celular e sempre ficar atento às mensagens suspeitas. 

“Se por acaso se conectar o dispositivo e solicitar alguma mensagem, permissão para transferência de dados deve-se desconectar o aparelho da porta da USB imediatamente”, conta Brasil, que ressalta que para prevenção dos crimes cibernéticos a principal ferramenta é a conscientização.


 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por