Polícia

Com mais 480 quilos de cocaína, Amazonas chega a R$ 80 milhões em drogas apreendidas

Mais de 480 quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos em uma pista de pouso clandestina no interior do Amazonas durante a Operação Ágata

Thiago Monteiro
online@acritica.com
31/05/2023 às 15:44.
Atualizado em 31/05/2023 às 15:44

(Foto: Divulgação)

Mais de 480 quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos em uma pista de pouso clandestina no interior do Amazonas durante a Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara. A ação iniciou no último domingo (28) e teve desdobramentos na terça-feira (30). Segundo a Marinha do Brasil, as drogas apreendidas nesta ação estão avaliadas em 57, 6 milhões de reais. A operação não divulgou a localização onde as drogas foram encontradas.

Uma aeronave, que estava camuflada com galhos secos, próxima a uma pista de pouso clandestina, apesar de avariada, possuía sistema de comunicação, que foi retirado. Além disso, foi localizado um acampamento, dentro da floresta, com barracas, antena de internet, comida e água frescas, com características de abandono recente.

Com esta apreensão, a operação soma mais de 1,6 toneladas de entorpecentes apreendidos, avaliados em mais de 80 milhões de reais de prejuízo aos narcotraficantes, que se utilizam das áreas de difícil acesso da floresta Amazônica para ocultar as atividades ilícitas.

Parte dos entorpecentes, barracas, ferramentas e outros equipamentos foram destruídos no local por conta da dificuldade de transporte. O restante das drogas foi levado por dois helicópteros da Marinha, para serem analisados pela Superintendência da Polícia Federal.

Ação


Foram empregados, nesta ação, militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, a aeronave black hawk do 4º Batalhão de Aviação do Exército, o Pelotão SAR (Busca e Salvamento da Aviação) e a 3ª Companhia de Forças Especiais do Exército Brasileiro junto com agentes da Polícia Federal.

Militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, adjudicados à Operação Ágata, identificaram o local, após um voo de reconhecimento, e iniciaram um minucioso planejamento, que resultou no transporte de agentes da Polícia Federal, que possuem a competência legal para analisar e destruir as drogas apreendidas.

A ação conjunta contou também com abastecimento por parte do Exército Brasileiro, e, no decorrer das ações, uma tropa do 17º Batalhão de Infantaria de Selva foi enviada para reforçar a segurança na posição, a fim de continuarem as diligências.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por