crueldade

Amarrado e com sinais de tortura, corpo de cadela é jogado em rua do bairro Cidade Nova

Animal foi encontrado por um morador da área, que registrou em vídeo as condições do animal

Amariles Gama
online@acritica.com
20/06/2024 às 19:20.
Atualizado em 21/06/2024 às 08:26

Corpo do animal foi encontrado amarrado e com marcas de tortura (Foto: Reprodução)

Uma cadela da raça Rottweiler foi encontrada morta, amarrada por fios e com sinais de violência nesta quinta-feira (20), na Avenida Jurunas, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Um morador que passava pelo local registrou em vídeo as condições do animal e compartilhou nas redes sociais, denunciando o caso. As imagens revoltaram os internautas, que pedem que o culpado seja identificado e punido.

O vídeo foi gravado pelo presidente da Associação de Moradores do Conjunto Boas Novas, Kenison Simões. Nas imagens, ele mostra o animal morto, amordaçado com a própria coleira e com as patas amarradas por fios. O morador denunciou o caso à Prefeitura de Manaus, e as imagens feitas por ele repercutiram nas redes sociais.

O ativista da causa animal e vereador Kennedy Marques esteve no local e disse que a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) irá investigar o caso e fazer uma perícia para identificar a causa da morte do animal. Kennedy afirmou ainda que será verificado com moradores locais se há imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar o culpado.

“Olha a situação, é uma Rottweiler e ela está amordaçada com o próprio peitoral (coleira) e amarraram as patas dela. Aparentemente, fora o inchaço e toda essa consequência da maldade que fizeram, o animal parece ser saudável”, disse o vereador em um vídeo postado nas redes sociais.
“Nós estamos aguardando a delegada da Dema que já está vindo para cá juntamente com os peritos para que nós possamos ter certeza do que aconteceu e punir esse criminoso, essa pessoa que fez isso, porque quem faz isso com um animal, faz com uma criança, com uma mulher, faz com qualquer pessoa”, disse.

Na publicação, internautas chocados com o caso demonstraram revolta e tristeza pela situação em que o animal foi encontrado. Eles pedem que a polícia investigue o caso e pedem também leis mais severas contra esse tipo de crime.

“Tem que ter leis mais duras contra pessoas que fazem isso contra um animal. A pessoa que fez isso já não tem mais coração, amor, piedade”, comentou uma internauta.
“Quem tem coragem de fazer isso com um animal indefeso, faz isso com uma criança, mulher, idoso e qualquer ser humano, basta uma oportunidade. Isso foi uma covardia sem tamanho, estou com uma dor no peito, cada vez mais prefiro os animais”, escreveu outra.

Maltratar animais é crime previsto na Lei nº 9.605/1998, que estabelece sanções penais e administrativas para quem comete o crime, com pena de três meses a um ano e multa. No caso de maus-tratos a cães e gatos, especificamente, a Lei nº 14.064/2020, ou Lei Sansão, prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por