Base Arpão

Polícia Militar apreende mais de 730 kg de pirarucu irregular no interior do AM

O pescado estava sendo transportado de forma ilegal com lacres em desconformidade com as guias do Ibama

acritica.com
09/01/2025 às 11:44.
Atualizado em 09/01/2025 às 11:44

(Foto: Divulgação)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BOAmb), apreendeu, na quarta-feira (08/01), cerca de 735 quilos de pirarucu, durante abordagem a uma embarcação, na Base Fluvial Arpão 1, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O pescado estava sendo transportado de forma irregular. O condutor do barco pesqueiro foi detido e autuado por crime ambiental.

A equipe da Base Arpão I, em cumprimento à Operação Fronteira Mais Segura/ Operação Protetor, coordenada pela Secretaria de Segurança (SSP-AM), realizou a abordagem ao barco Correa Farias II, que transportava o pirarucu inteiro, por volta das 13h. A embarcação tinha como destino final o Terminal Pesqueiro da Panair, em Manaus.

Durante a fiscalização, foram constatadas inconsistências na carga com a Guia do Ibama. Do total, 10 unidades estavam com lacres inexistentes na Guia e uma unidade sem lacre algum, totalizando 733 quilos de pescado irregular.

O responsável pela embarcação, de 40 anos, foi detido e encaminhado para o cartório da Base Arpão 1, por prática de crime ambiental previsto no Art. 34 da Lei 9605/98 (transportar espécimes em desacordo com a Guia de Trânsito para Pescado - Ibama).

 Doação

 Todo o pescado foi submetido à perícia do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e, após a conclusão dos procedimentos, o peixe foi doado à Secretaria Municipal de Assistência Social, em Coari.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por