Estimativa indica que 95 mil visitantes cheguem a Parintins por meio de embarcações
(Foto: Divulgação)
A estimativa é de que 95 mil passageiros utilizem o transporte por embarcação, fiscalizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), para chegar ao Festival de Parintins 2024, sendo esse o principal meio de transporte entre os visitantes.
O festival atrai milhares de visitantes que optam pelo transporte hidroviário devido à geografia singular da região amazônica, onde os rios desempenham um papel fundamental na mobilidade. A Arsepam intensifica suas ações de fiscalização durante este período, garantindo que as embarcações cumpram todas as normas de segurança e operem em condições adequadas.
Para intensificar as fiscalizações neste mês de junho, devido à alta demanda de passageiros que devem ir até à Ilha Tupinambarana, a Arsepam lançou a campanha “Viagem Segura: Parintins 2024”.
A ação conta com o apoio da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), visando garantir a segurança dos usuários e a conformidade das empresas de transporte hidroviário com as normas estabelecidas pela agência.
As ações de fiscalização incluem a verificação da documentação das embarcações, condições de segurança, capacidade de passageiros e o cumprimento das normas ambientais. Além disso, a Arsepam promove campanhas de conscientização entre operadores de transporte e passageiros sobre a importância de seguir as regulamentações vigentes.
O Festival de Parintins, que ocorre anualmente na ilha de Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus), é o maior festival folclórico do mundo. Realizado no último fim de semana do mês de junho, o festival é famoso por sua competição entre dois bois-bumbás, o Caprichoso (azul) e o Garantido (vermelho).
Cada boi-bumbá representa uma agremiação folclórica e os dois competem apresentando lendas, rituais indígenas e temas regionais através de música, dança e encenações teatrais em um grandioso espetáculo no Bumbódromo, uma arena construída especialmente para o evento. O festival é uma das manifestações culturais mais importantes da Amazônia, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Para denúncias e dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria da Arsepam pelo número (92) 2020-1117, pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e também pelo 0800 280 8585. O órgão também atende presencialmente das 8h às 14h, na Rodoviária de Manaus, e de forma digital pelo sistema Fala.BR (plataforma de acesso à informação), e-mail (ouvidoria@arsepam.am.gov.br) e pelas redes sociais no @arsepamamazonas.