SEGURANÇA

Operação Parintins 2024 conta com efetivo de mil agentes na Ilha Tupinambarana

Ações de segurança serão realizadas antes, durante e após o 57º Festival Folclórico de Parintins

Pedro Sousa*
online@acritica.com
25/06/2024 às 18:51.
Atualizado em 25/06/2024 às 18:51

A apresentação do efetivo foi realizada na tarde desta terça-feira, na arena do Bumbódromo. (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

Ao menos mil agentes de diferentes órgãos de segurança pública do Amazonas integram o contingente destinado para a segurança de Parintins, durante o 57º Festival Folclórico. O objetivo, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, é fornecer segurança a moradores e turistas da Ilha antes, durante e após as apresentações dos dias 28, 29 e 30 de junho.

A apresentação do efetivo foi realizada na tarde desta terça-feira (25), na arena do Bumbódromo. 

“Os órgãos de segurança já vêm trabalhando há 15 dias na ilha para preparar a cidade para esse momento do festival. Essa ação já se tornou tradicional, vem acontecendo em todos os festivais, sempre visando garantir a segurança dos amazonenses e dos turistas que se fizerem presentes durante todo o festival”, destacou o comandante-geral.

Ainda segundo Klinger Paiva, o contingente de 2024 é um pouco maior em relação a anos anteriores devido a divulgação maciça da festa parintinense. 

“Devido a isso, precisamos ajustar um pouco, trazer um pouco mais de efetivo. Isso vale para todo o sistema de segurança, não só da Polícia Militar, ou do Corpo de Bombeiros. Esse policiamento será feito em toda a ilha, mas com um trabalho especial voltado aqui para o Bumbódromo e áreas turísticas, com grande número de visitações, além de eventos secundários, como a Festa dos Visitantes, entre outros”, concluiu.

Em números

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), do total de agentes atuando em Parintins, ao menos 650 são de policiais militares; 80 são de policiais civis, entre delegados, escrivães, investigadores e administrativos; o Corpo de Bombeiros possuem 120 servidores, entre brigadistas, mergulhadores, oficiais médicos, entre outros; e a própria SSP terá 80 servidores atuantes, 34 viaturas e duas Plataformas de Observação Elevada. 

Barracas e contatos

Nove barracas de policiamento serão montadas pela Polícia Militar em pontos estratégicos na cidade. A medida tem como objetivo inibir crimes, como pequenos furtos e agir em pronta-resposta em casos que necessitem de rápida intervenção.

Duas barracas serão montadas na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, localizada no Centro do município; uma no Aeroporto Júlio Belém de Parintins; uma na Praça do Chapão, na área central do município; duas barracas direcionadas para ações nas Festa dos Visitantes, que acontecerá no dia 27 de junho no Bumbódromo; uma barraca no Balneário do Cantagalo, um dos principais pontos turísticos da cidade que fica na comunidade do Aninga; uma barraca na Praça dos Bois, localizada no bairro Palmares; e uma no Mercado Municipal de Parintins, no Centro de Parintins.

Também estarão ativados os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), (92) 98842-1769 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por