Festival de Parintins

Caprichoso ensaia Bloco Cênico Coreográfico em noite de ajustes no Curral Zeca Xibelão

Tribos coreografadas, pout-pourri de toadas para itens individuais e novas acrobacias evidenciaram que o “Boi de estrela na testa” está em busca do tricampeonato

Robson Adriano
20/06/2024 às 10:19.
Atualizado em 20/06/2024 às 10:19

O Boi Caprichoso ensaia no Curral Zeca Xibelão (Foto: Daniel Brandão)

Parintins  - O Bloco B – Cênico Coreográfico -  do Boi Caprichoso foi nesta quarta-feira (19) no curral Zeca Xibelão, bairro Centro, em Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus) o destaque do segundo ensaio técnico de arena. 

Tribos coreografadas, pout-pourri de toadas para itens individuais e novas acrobacias evidenciaram que o “Boi de estrela na testa” está em busca do tricampeonato.

Cleise Simas, rainha do folclore (Foto: Daniel Brandão)

A noite começou com “Alô, alô, Caprichoso chegou”. O apresentador Edmundo Oran, no prólogo já explicou o que se trataria o ensaio: uma noite para enaltecer a própria formação do Boi. A toada Málúù Dúdú (Boi Negro em Iorubá) serviu de sonoridade para o item 10 – Boi Bumbá Evolução. Em seguida a toada “No Capricho da Remada” apresentada como Figura Típica Regional trouxe a porta-estandarte, Marcela Marialva. 

“Foi maravilhoso. A nossa preparação está a mil e intensa. Estou feliz com mais um ensaio do nosso Boi Caprichoso. A gente vai entrando no pique. Essa energia e emoção de estar junto da galera, é muito importante. E muito bom”, disse Marcela no final do ensaio. “Me sinto privilegiada e honrada de comemorar o meu aniversário junto do boi Caprichoso e minha nação. E já vivendo esse clima de festival”, complementou a aniversariante da noite.

Itens ensaiam junto com as tribos (Foto: Daniel Brandão)

“O Boi do Urubuzal” como o momento galera reafirmou o compromisso da noite de ensaio: as origens do Boi Caprichoso. A sinhazinha da fazendo, Valentina Cid, usou uma releitura do vestida da própria mãe, a ex-sinhazinha Karina Cid, do ano de 1996. A mais bela da fazenda evoluiu com um pout-pourri de Rostinho de Anjo (1999), Incomparável Amor (2024) e Rosto Angelical (2017). 

“Eu estou muito feliz com o resultado do nosso segundo ensaio no curral (Zeca Xibelão) e é contagiante ver a nação azul e branca. E está todo mundo esperando as três noites do festival que vem grandiosas”, disse Cid, que evoluiu junto do Boi Caprichoso, conduzido pelo tripa Alexandre Azevedo, sincronizados a tal ponto que em dado momento da coreografia pareciam ser únicos.

Após a apresentação dos tuxauas David Frazão, Jorge Fontenelle e Sandro Assayag, as tribos indígenas abriram espaço para a cunhã-poranga, Marciele Albuquerque, evoluir com o pout-pourri de Cunhã Tribal (2017), Guerreiras da Luta (2018) e Maria, a Deusa Tupinambá (2016), momento que levou os torcedores ao êxtase. “O tri é nosso. O tri é nosso. Foi incrível. Energia surreal da nossa galera. O Caprichoso é o melhor boi do mundo”, disse.

Evolução da cunhã-poranga, Marciele Albuquerque (Foto: Daniel Brandão)

Cleise Simas, rainha do folclore, surge no curral após a lenda indígena “Engeramento”. Ela também evoluiu com um pout-pourri de toadas: Deusa da Cultura Popular (2022), Filhos da Mundurukania (2012) e Amazônia nas cores do Brasil (2015). “Caprichoso como sempre perfeito. Finalizamos o nosso segundo ensaio técnico e desde ontem fazemos um espetáculo. Estamos prontos para enfrentar a arena”, disse a jovem.

 Tribos

 As tribos coreografadas foram outro momento impactante da noite de ensaio com originalidade e inovação nas toadas Yreruá – A Festa do Guerreiro (2023) e Mística Marubo. O pajé Erick Beltrão conduziu a dança de cura com a toada Nirvana Xamânico (2010).

(Foto: Daniel Brandão)

 “Mais uma vez o Caprichoso surpreendendo e superior ao ensaio passado. Organizou tudo e graças a Deus tudo está 100% preparado para sermos tricampeão”, disse.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por