Disciplina

Ajustes finais são realizados no ensaio técnico de arena do Boi Caprichoso no Bumbódromo

O ensaio, fechado para o público em geral, serve para unir "as peças do quebra-cabeça" das noites, de acordo com Rossy Amoedo, presidente do bumbá azul e branco

Robson Adriano
online@acritica.com
24/06/2024 às 23:59.
Atualizado em 25/06/2024 às 00:03

Demarcações de espaços são efetuados durante os ensaios técnicos de arena (Paulo Bindá)

Parintins (AM) - O Boi Caprichoso realizou nesta segunda-feira (24) ensaio técnico de arena dentro do Bumbódromo sem a presença do público. A noite foi de alinhamento da musicalidade com trilhas e toadas, corpo cênico e o item “povos indígenas” coreografado. Os itens individuais marcaram os passos na arena sem evolução, e a torcida oficial do boi também testou coreografias de galera. 

A primeira e segunda noite do bumbá foram passadas na arena. “Todos os ensaios são feitos externos. É o momento em que unimos as peças do quebra-cabeça para que possamos fazer o ajuste fino, onde as demarcações começam a ser posicionadas no conjunto de um todo em cada cena, em cada quadro e toada”, disse Rossy Amoedo, presidente do boi Caprichoso.

Marciele Albuquerque, Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso (Paulo Bindá)

Para o gestor azul, o ensaio técnico desta segunda-feira (24) busca afinar a excelência do boi Caprichoso. “O Caprichoso tem um padrão de excelência e aqui afinamos esse padrão de excelência para chegar ainda melhor nos dias 28, 29 e 30. No ensaio aberto, os torcedores podem esperar um grande espetáculo. A galera devolve para a gente essa energia positiva”, falou Amoedo.

Os grupos folclóricos que compõe o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo” tiveram a oportunidade de demarcar os espaços dentro da arena. Toadas como “Tambores da Terra”, “Mothokari” e “Málùú Dúdú” recebem coreografias específicas dentro do contexto do tema. O levantador de toadas, Patrick Araújo, segue firme nos vocais e conduz tranquilamente a sonoridade do boi Caprichoso.

Percepção

Adriano Aguiar, diretor musical do Boi Caprichoso (Paulo Bindá)

Adriano Aguiar, compositor e diretor musical do boi Caprichoso, declarou que é o momento de pequenos ajustes. “Vamos ajustar partes, digamos, complicadas das três noites. Fizemos um misto dessas cenas: tanto musical quanto coreográfica. Para tirar todas as dúvidas, para no ensaio aberto entregar para a nação azul e branca um verdadeiro show e prévia das três noites”, disse.

Aguiar ressaltou que o Caprichoso entra na arena para mostrar a verdadeira cultura popular. “O Caprichoso vem para mostrar uma verdadeira festa da cultura popular. Vamos chamar todos os ritmos, todas as caras, todas as cores e crenças para se encontrarem em Parintins e celebrar aquilo que faz o povo humilde triunfar que é a cultura e a arte”, pontuou o diretor.

Cleise Simas, Rainha do Folclore do Boi Caprichoso (Paulo Bindá)

Erick Beltrão, pajé e coreografo, dentro da arena orientava os dançarinos em relação ao espaço na arena. O ensaio iniciou pontualmente às 21h e sem interrupções. Poucas observações foram feitas aos presentes, o que indica que o boi Caprichoso está pronto e confiante para entrar na arena do Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus).

Grupos folclóricos também participaram do ensaio (Paulo Bindá)

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