Equipe de mídia impressa, digital e de redes sociais já está na ilha tupinambarana para produção diária de conteúdos exclusivos do maior festival folclórico a céu aberto do mundo
Ao todo, serão 25 profissionais envolvidos em uma cobertura em tempo real de tudo que acontece em na ilha tupinambarana (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)
Parintins - A maior cobertura multiplataforma do Festival de Parintins. Isso é o que promete ACRITICA.COM, que chegou de vez na Ilha da Magia nesta sexta-feira (21), para mais um ano de transmissão do maior festival folclórico a céu aberto do mundo. Ao todo, serão 25 profissionais envolvidos em uma cobertura em tempo real de tudo que acontece na ilha tupinambarana.
Neste ano, além do jornalismo digital, a mídia impressa conta com cobertura especial com reportagens diárias exclusivas sobre os bumbás, inclusive com um caderno especial preparado para o primeiro dia de apresentação no Bumbódromo, na sexta-feira do dia 28 de junho.
A comitiva de A CRÍTICA conta ainda com equipes destinadas para conteúdos especiais nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, além do canal no YouTube, que atualmente conta com mais de 100 mil inscritos.
Já com programa confirmado, direto do Bumbódromo, o podcast “Item 19 – O Podcast das Galeras” retorna com mais uma temporada. O programa de estreia terá a participação do Mestre Jair Mendes, personagem histórico com grande influência nas alegorias dos Bois de Parintins.
Além disso, o ACRITICA.COM também fará a transmissão ao vivo, via YouTube, dos ensaios técnicos de arena (realizados no Bumbódromo) e as passagens de som dos Bumbás – em parceria com a produtora Paulino Produções.
Para a cobertura on-line e impressa de A CRÍTICA, a primeira equipe chegou na ilha tupinambarana duas semanas antes das apresentações, com o repórter Robson Adriano e o fotojornalista Daniel Brandão. São materiais diários contando a movimentação dos bumbás, bem como histórias de pessoas ligadas ao festival. Para Robson, este trabalho mostra o comprometimento da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) com o evento e com a cultura parintinense.
“O desafio, acima de tudo, é logístico, já que os currais ficam em pontos extremos da ilha, além do fator climático, afinal Parintins é uma cidade quente e quanto mais vai se aproximando o grande dia das apresentações, mais a temperatura vai subindo. O diferencial de chegarmos com antecedência é o fato de que o parintinense consegue ver que A CRÍTICA está sempre presente, não largou a mão dessa cidade, e isso faz com que eles abram as portas pra gente, porque estamos dispostos a ouvir as suas histórias. O acolhimento parintinense é diferenciado”, relatou o repórter.
Fotojornalismo
Neste ano, a cobertura impressa e digital conta com três fotojornalistas, capitaneados por Junio Matos, chefe de fotografia. Com ele também vêm os fotógrafos Daniel Brandão e Paulo Bindá.
“Temos uma equipe fotográfica em A CRÍTICA dívida entre experientes e marinheiros de primeira viagem nos assuntos bovinos. Contarei com a expertise de um fotógrafo que já trabalhou na assessoria de ambos os bois e tem bastante acesso com os itens oficiais. O que o leitor de A CRÍTICA pode esperar é uma cobertura profissional e dedicada, com imagens incríveis e contação de histórias únicas, levando os melhores ângulos para o público, como já estamos acostumados a fazer todos esses anos. Para mim, é uma honra dirigir o time das lentes do segmento impresso da RCC”, disse Matos.
Mídias sociais
Isabella Pina segue como coordenadora das mídias sociais de ACRITICA.COM, setor com cada vez mais alcance diante do público amazonense. Ela também comanda o Studio C, responsável pelo podcast “Item 19 – O Podcast da Galera”, apresentado pelos jornalistas Dante Graça e Laynna Feitosa. Segundo ela, a meta para 2024 é superar os números do ano anterior.
“É intensificar o que a gente faz de melhor com o nosso núcleo digital, que é levar para o nosso internauta, para a galera que consome nosso conteúdo, os bastidores do festival. A gente gosta de se aproximar, de ser os olhos de quem não consegue ver o que não tá na tela”, conclui Isabella.
Coordenação
À frente de todo esse trabalho está Dante Graça, diretor-executivo de ACRITICA.COM, e que há sete anos coordena a cobertura jornalística do Festival de Parintins. Segundo o jornalista, a ideia deste ano é investir em tudo que deu certo na transmissão do ano anterior e trazer novidades para os internautas.
"A nossa ideia é sempre melhorar a cada ano. Fizemos ano passado a melhor cobertura multiplataforma do Festival, e a intenção esse ano é manter os produtos que geraram sucesso. Elevamos para outro nível as coberturas do festival, trabalhando com responsabilidade e entendendo o ano que estamos enfrentando. Esse será o maior festival pós-pandemia, então temos que fazer uma cobertura digna para tudo que os bois estão preparando".