Sim e Não

Wilson estreita laços com PL e Bolsonaro

Uma pasta do governo do Estado deve ser dedicada ao partido - a Secretaria de Justiça e Cidadania está entre as opções

acritica.com
07/01/2025 às 08:13.
Atualizado em 07/01/2025 às 08:13

(Foto: Reprodução Instagram)

De olho em 2026, quando deve deixar a função para disputar uma vaga no Senado Federal, o governador Wilson Lima (União) decidiu estreitar laços com o PL e com o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. Tanto que uma pasta do governo do Estado deve ser dedicada ao partido - a Secretaria de Justiça e Cidadania está entre as opções. A estratégia aproxima Wilson de Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, e reduz o poder de fogo do deputado federal Alberto Neto, virtual candidato ao Senado.

Aliança  -   À coluna, Wilson Lima admitiu que vem tendo conversas com Alfredo Nascimento, com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e com o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, “para entender como o PL pode nos ajudar”. Segundo ele, o partido  “vai ser, sem dúvida nenhuma, um parceiro muito importante nesse ano de 2025”. 

Obstáculo  -  Com a aproximação de Bolsonaro, o governador caminha para se cacifar como o candidato da direita ao Senado. Mas terá Alberto Neto como pedra no caminho, já que, em entrevista recente, o deputado federal reconheceu que pode ser candidato a senador, mas que a decisão final seria da Executiva Nacional do PL, e de Bolsonaro. 

Transparência   -   Interlocutor da coluna lembrou que, ao anunciar publicamente férias de duas semanas, o prefeito David Almeida (Avante) pelo menos foi transparente com a população da capital, já que, numa gestão municipal recente, um mandatário “desaparecia” e, às vezes, nem informava o vice.

Do nada  -  Um internauta aproveitou a postagem de David Almeida, com o anúncio do recesso, para fazer uma cobrança: “E o show do Bon Jovi, prefeito. Vai acontecer?”. Não houve resposta. 

Com fome  -  Entre os primeiros atos como prefeito em exercício, Renato Júnior visitou o Mercado Walter Rayol, onde comeu x-caboquinho, e o Mercado Adolpho Lisboa, onde almoçou tucunaré frito. Ao passar pela Feira Manaus Moderna, Renato recordou do tempo em que foi feirante no local e, de lá mesmo, assinou atos administrativos. Ele anunciou que, enquanto for prefeito interino, vai despachar “da rua”. 

‘Primeira vez’  -  Em postagem em suas redes sociais, Renato Júnior fez questão de registrar vídeo em que um ambulante o cumprimenta, e diz: “Parabéns, prefeito. É a primeira vez que eu vejo um prefeito na rua depois da eleição”. 

Recorde  -   No ano que entrou para a história como o mais quente já registrado, a produção de ar condicionado do Polo Industrial de Manaus alcançou números impressionantes. De janeiro a novembro de 2024, foram produzidas 5.303.387 unidades de condicionadores de ar do tipo split system, 54,36% a mais que em 2023. Já a produção de condicionadores de ar de janela cresceu 88,15% - 391.798 unidades foram fabricadas. 

Receita  -  Em comparação ao ano anterior, o faturamento do PIM teve aumento de 15,47% e somou R$ 188,44 bilhões em 2024. Bens de Informática, Eletroeletrônicos e o polo de Duas Rodas deram o impulso.

Posse  -  Nesta terça-feira, às 18h, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) dará posse a 20 novos conselheiros, entre titulares e suplentes. A cerimônia acontece no auditório da Águas de Manaus.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por