SIM E NÃO

Vereadores não ficam até o final

Por volta de 11h - o painel registrava 36 vereadores presentes, quando na verdade havia menos de 10 na Casa.

acritica.com
online@acritica.com
25/05/2022 às 07:09.
Atualizado em 25/05/2022 às 07:09

Por volta de 11h - o painel registrava 36 vereadores presentes, quando na verdade havia menos de 10 na Casa (Foto: Divulgação / CMM)

Nas duas últimas sessões parlamentares desta semana, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o número de vereadores presentes não condizia com o número registrado no painel da Casa. Ainda que as sessões iniciem com a casa quase que cheia, os vereadores não aguentam esperar mais de uma hora de trabalho e deixam o local antes do término das sessões. Ontem, por exemplo, no final do grande expediente - por volta de 11h - o painel registrava 36 vereadores presentes, quando na verdade havia menos de 10 na Casa.

Mesma coisa - Na última segunda-feira, o painel não registrou nenhuma ausência no final do grande expediente, embora o plenário também estivesse com menos de 10 vereadores.

Não assume - Durante assinatura do convênio para aquisição de ônibus elétricos entre Prefeitura e Governo do Estado, o governador Wilson Lima (União) desconversou, mais uma vez, sobre aliança selada com o prefeito David Almeida (Avante), mesmo estando junto a ele em várias agendas. “Essa questão política deve ser tratada depois, a eleição ainda nem começou”, disse.

Rota.. - Com a aliança entre David Almeida (Avante) e Wilson Lima (União) selada, o vice-prefeito Marcos Rotta (Progressistas) deixa de ser o coringa do grupo do prefeito para uma candidatura ao governo, mas deve permanecer afastado da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) porque ainda assim participará da disputa eleitoral deste ano.

...incerta - Caso não tente um novo mandato neste ano, restarão a Rotta apenas dois anos como vice-prefeito (ele não poderá tentar se reeleger em 2024 porque está em segundo mandato). Assim, teria um hiato de dois anos sem cargo público até tentar um novo mandato em 2026.

Alternativas - Além de tentar voltar à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) ou à Câmara dos Deputados, ele confirmou que avalia a possibilidade de disputar o Senado. Questionado pela coluna sobre o assunto, Rotta disse que avalia todas as alternativas ao Legislativo.

Novo juiz - O advogado Pedro de Araújo Ribeiro assumirá amanhã a vaga de membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) na classe de representantes da Seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

Currículo - Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de abril deste ano. Pedro é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É especialista em Direito  Processual Civil e Direito Empresarial. Ele é ainda membro-fundador do Instituto Amazonense de Direito Administrativo (IADA) e associado efetivo do Núcleo Especial de Arbitragem do Norte (NEA).

Faltou geografia - O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) repudiou a medida da AGU (Advocacia Geral da União) em recorrer da decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que suspende três decretos que reduzem o IPI  dos produtos produzidos na ZFM. O líder do PSB na Casa Legislativa criticou a fala e disse que se faz necessário uma “aula de geografia” para os membros do órgão vinculado ao Governo Federal.

Assédio -  Por determinação do Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público passa a integrar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do MP do Amazonas. O Sindicato auxiliará na formulação de políticas e planejamento de ações para combater as condutas assediosas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por