SIM E NÃO

Vereador usa frase racista na CMM

No ano passado, vereador Professor Samuel foi um dos contrários ao ensino de diversidade étnico-racial nas escolas do município.

acritica.com
online@acritica.com
24/05/2022 às 07:20.
Atualizado em 24/05/2022 às 07:20

No ano passado, vereador Professor Samuel foi um contrários ao ensino de diversidade étnico-racial nas escolas do município. (Foto: Arquivo CMM)

Enquanto comentava sobre a importância dos profissionais da saúde durante discurso no fim do grande expediente de ontem, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Professor Samuel (PL) usou uma expressão racista para lembrar o pior momento da pandemia de Covid-19: “marcou de forma negra”, disse, ao lembrar que fez um indicativo ao prefeito para que os profissionais da saúde tenham um monumento na cidade em homenagem à eles.

A citação -  “Indiquei ao prefeito a criação de um monumento em gratidão e reconhecimento aos profissionais da saúde. Aqueles que ficaram na linha de frente. Temos que ter algo que marque, [foi um momento] que marcou de forma negra, mas que é importante lembrar aqueles que sobreviveram e principalmente aqueles que lutaram e ficaram na linha de frente”, disse o vereador.

Linguístico - “Marcar de forma negra” é uma expressão racista, no caso do vereador, utilizada para classificar um momento triste e caótico da história. A advogada membro das Comissões de Igualdade Racial e Direitos Humanos da OAB, Luciana Santos, explica que a fala do vereador é um exemplo de racismo linguístico.

Expressão - "A língua também é um instrumento utilizado pelo racismo para que este se perpetue,  assim como a classe dominante a qual está ligado. São palavras, expressões que buscam colocar as pessoas negras em posições de subalternidade, que buscam reforçar o binômio bem e mal (sendo o mal tudo aquilo ligado a cor preta). Basta lembrar de criado mudo, feito nas coxas, denegrir, dentre outras”, exemplifica.

Histórico - O vereador poderia ter dito que foi “um período difícil" ou qualquer outro sinônimo, mas  preferiu essa associação “de coisa ruim ao negro”. No ano passado, ele foi um dos vereadores contrários ao ensino de diversidade étnico-racial nas escolas do município, que é uma lei federal.  

Apoio... - O prefeito de Parintins, Bi Garcia, está no modo ‘Garanchoso’ quando se fala da corrida para o governo estadual. Na mesma semana em que se reuniu com o governador Wilson Lima, ele recebeu o senador Eduardo Braga, virtual adversário do governador na disputa pelo cargo, na Ilha Tupinambarana. 

...indefinido? - Braga chegou a Parintins acompanhado do prefeito de Manacapuru, Beto D’ ngelo, um dos poucos prefeitos do interior que seguiram ao lado dele este ano. Bi Garcia recebeu o senador e o acompanhou em eventos, incluindo visitas a obras na cidade, com tudo devidamente registrado nas redes sociais de Braga.

Campanha... - O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça e da Infância está promovendo a adesão das Promotorias de Justiça do Interior do Amazonas à campanha Faça Bonito, da Rede de Proteção à infância e Juventude. A campanha foi lançada em Manaus, no dia 16 de maio, no Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A Coordenadora do

...durante maio - CAO-IJ, Promotora de Justiça Romina Carvalho, encaminhou ofício às PJs do Interior para aderirem à campanha que se estende por todo o mês de maio.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por