Sim e Não

Vereador Sargento Salazar tem ‘coleção’ de inquéritos

Conforme levantamento da Folha de São Paulo, a partir de 2009 o vereador acumulou ao menos 24 investigações ou ações judiciais, envolvendo crimes militares, abuso de autoridade e três homicídios.

acritica.com
22/01/2025 às 07:57.
Atualizado em 22/01/2025 às 08:01

(Foto: Divulgação)

Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo expôs, em rede nacional, uma “coleção” de inquéritos que tramitam na Justiça contra o vereador Sargento Salazar (PL), famoso nas redes sociais e o mais votado na última eleição para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Conforme a Folha, a partir de 2009 o vereador acumulou ao menos 24 investigações ou ações judiciais, envolvendo crimes militares, abuso de autoridade e três homicídios. 

Trâmite  -  Do total de processos contra o vereador, o TJ/AM informou que 17 casos não estão mais em tramitação - quatro prescreveram, houve seis absolvições e sete foram arquivados por falta de provas. Os outros sete casos estão em andamento (na contagem de Salazar são quatro, conforme disse à Folha). 

Dever  -  “Todos os processos e inquéritos nos quais o vereador figura decorrem exclusivamente de sua atuação como agente da lei, que, ao fazer o juramento de proteger a sociedade, assume o compromisso de agir, mesmo com risco à própria vida, inclusive durante seu período de folga, não sendo omisso ao se deparar com ocorrência”, disse a assessoria de Salazar à coluna.

Contrato  -   Por R$ 5,4 milhões, a Prefeitura de Manaus firmou contrato de aluguel para instalar, em imóvel na rua Japurá, Centro, setores burocráticos do Poder Executivo Municipal. O acordo vale por cinco anos. O imóvel pertence ao empresário Ivair Ferreira.  

Divisão  -  O espaço alugado vai abrigar a Unidade Manaus Atende; o Departamento de Atendimento, Arrecadação e Cobrança Administrativa; um serviço de “Call Center”; o auditório da Secretaria Municipal de Finanças (Semef); e a sede da Procuradoria Geral do Município (PGM). 

Duelo  -  Os procuradores Silvana Nobre Cabral e Jorge Michel Martins vão disputar o comando da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado (MPE/AM). As candidaturas foram homologadas ontem pelo Colégio de Procuradores do órgão. A eleição acontece dia 11 de fevereiro. No mesmo dia, cinco vagas para o Conselho Superior do MP também estarão em disputa. 

 Aclamação  -  O cargo de Ouvidor-Geral do MPE/AM já tem um nome definido: Silvia Abdala Tuma, única a homologar candidatura. O Colégio de Procuradores ainda vai se reunir, em data a ser definida, para oficializar a eleição da procuradora, que ocupou por quatro anos a função de Corregedora-Geral. 

Fábrica  -  A Vipal Borrachas, uma das maiores fabricantes globais de produtos de borracha, iniciou conversas com a Suframa para avaliar a possível instalação de uma unidade no Polo Industrial de Manaus (PIM). Nesta terça-feira (21), executivos da empresa fizeram visita de cortesia à cúpula da Suframa. 

Incentivo 1  -   Até 28 de janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas está com inscrições abertas  para o Programa Amazonas Fapeam + ODS. 

Incentivo 2  -  O programa apoiará até 20 projetos de pesquisa científica com temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O edital disponibilizará  R$ 2 milhões para custeio, capital e bolsas, com prazo de até 18 meses para execução.  

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por