Vice-governador tem demonstrado mais do que entusiasmo com a possibilidade de assumir o comando do Estado
Vice-governador Tadeu de Souza pode assumir o comando do Estado em abril de 2026 se o titular do posto, Wilson Lima, disputar o Senado (Foto: Secom)
Incensado por autoridades e aliados como o “próximo governador do Amazonas”, o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) tem demonstrado mais do que entusiasmo com a possibilidade de assumir o comando do estado. Está, conforme o seu entorno, decidido a criar uma marca própria, com incursões estratégicas em municípios do interior, ouvindo demandas locais e sentindo o “termômetro” de uma possível candidatura à reeleição. Nos bastidores, o clima é de contagem regressiva.
Detalhe Vale lembrar que, até abril de 2026, quando findará o prazo para a desincompatibilização de cargos no Executivo, tudo pode acontecer, inclusive, Wilson Lima (União) permanecer na função. A possibilidade, porém, é remota.
Ruim, mas... Crítico da nova matriz de tributos sancionada pelo presidente Lula, o senador Plínio Valério (PSDB) afirma que a Reforma Tributária “não reforma nada”. Ele celebrou, porém, a manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Fiscal Ao mencionar os incentivos para o refino de petróleo na região Norte, garantido pela reforma, Plínio sustentou que, agora, a gasolina no Amazonas “tem que” ficar mais barata, o que fará questão de fiscalizar.
Irritado "Fica tranquilo que a Receita não sabe nem que tu existe. É mais fácil o Serasa te achar". Do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), irritado com internauta que apontou, em vídeo publicado pelo ex-parlamentar sobre a polêmica do PIX, que o chefe da Receita Federal é o presidente Lula.
Desnecessário No vídeo, Ramos apontou erro da RF que, para o petista, tomou "medida desnecessária e de controle sobre a renda de uma classe média que não faz poupança, e paga imposto em 100% da sua renda, porque 100% é consumo".
De chumbo Intitulando-se um "soldado do Bolsonaro", a quem promete "representar em todos os cantos", o vereador Coronel Rosses (PL), que cumpre o primeiro mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), anunciou que estará no jantar de posse do presidente americano, Donald Trump.
Cursinho Rosses informou que já está nos EUA, onde participou de uma "imersão" sobre a direita, geopolítica, bigtechs e políticas internacionais. O "aulão" contou com a presença de Eduardo Bolsonaro. O vereador sustentou que tudo foi custeado com recursos próprios.
Batida Em artigo distribuído à imprensa, em que faz referência ao Dia Nacional dos Tribunais de Contas, a presidente do TCE-AM, Yara Lins, afirmou que o programa "Blitz TCE" é um exemplo de auditoria moderna e ágil, e que inspira outros estados.
Amém Ao fazer menção ao papel dos Tribunais de Contas, a conselheira pregou que os órgãos devem fazer mais do que detectar irregularidades, e contribuir para aperfeiçoar a administração pública e o bem-estar social.
Missão A amazonense Eliane Ferreira foi eleita, por unanimidade, a primeira mulher coordenadora nacional do Partido Verde pela Região Norte. Ela terá o desafio de fortalecer a sigla nos estados nortistas, promover estratégias para as eleições de 2026 e liderar os preparativos da COP 30, em Belém.