Sim e Não

Reflexos da vazante nas eleições

São mais de 13 mil pessoas que precisarão ser alocadas em outras zonas eleitorais para exercer o direito ao voto

acritica.com
25/07/2024 às 09:36.
Atualizado em 25/07/2024 às 09:36

(Foto: Agência Brasil)

São Gabriel da Cachoeira, Maués e Humaitá são os municípios do Amazonas com o maior número de eleitores afetados pela vazante, conforme o painel da Secretaria de Tecnologia e Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). São mais de 13 mil pessoas que precisarão ser alocadas em outras zonas eleitorais para exercer o direito ao voto. Maués, Humaitá, Parintins e Tefé também já possuem zonas eleitorais que serão fechadas nesse pleito.

Locais  -  Em São Gabriel são 30 locais de votação atingidos. Humaitá tem 10 e Maués tem 8. Também estão disponíveis a quantidade de locais de votação onde há dificuldade de acesso e, por enquanto, Itacoatiara tem a maior quantidade de sessões com esse problema, seguido por Manacapuru e Caapiranga. Esse último é o município com maior quantidade de eleitorado atingido por esse problema, com quase 10 mil pessoas.

Última hora  -   As convenções das chapas para prefeitura de São Gabriel da Cachoeira vão ficar para o fim do prazo previsto pela Justiça eleitoral. Essa semana três postulantes ao cargo divulgaram as datas de seus eventos. No dia 2 de julho Rede/PSol e PRD, oficializam o nome de Marivelton Baré. No dia 3 é a vez da Federação Brasil da Esperança lançar Corubinha, como possível sucessor do tio Clóvis Corubão. E dia 4, Israel Tuyuka assina a ata do PDT e Solidariedade.

União com lulistas  -  Em Itacoatiara, o palanque da convenção do Partido Liberal, agendada para o dia 3 de agosto, onde será lançado o nome do deputado Cabo Maciel à prefeitura, vai promover uma reunião interessante de forças. Mesmo sem conseguir o PT, Maciel terá como força lulista o PSD, de Omar Aziz, e o PSB de Serafim Correa, partidos da base do governo federal. O Progressisteas também está na  lista de alianças do parlamentar.

Errou  -  O Ministério Público de Contas emitiu nota de desagravo após um portal de notícias publicar erroneamente a foto do procurador de contas Ruy Marcelo em uma reportagem com acusação de assédio sexual contra servidoras da CMM. O parquet afirmou que o erro foi infeliz e irresponsável, além de comprometer a credibilidade do trabalho jornalístico. 

É outro Ruy  -  Após a repercussão da publicação, o próprio Ruy Marcelo foi às redes sociais desmentir a história e explicar que nunca teve vínculo com a câmara. O equívoco foi motivado pela semelhança dos nomes já que o servidor afastado se chama Ruy Silvio Lima, agora ex-procurador-geral adjuto da CMM, que foi exonerado do cargo na última semana por tais acusações.

Combate ao racismo  -  No mês de agosto, a secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial lança uma campanha de combate ao racismo no esporte. As primeiras modalidades a serem contempladas são as artes marciais. O titular da pasta, Walfran Torres, e o ativista Christian Rocha presentearam o vice-prefeito Marcos Rotta com um kimono nas cores preta e branca.

Garimpo  Está aberta no MPF a consulta pública para obter informações sobre as consequências socioambientais do uso de mercúrio no processo de extração de minérios. O órgão ministerial avalia até o dia 27 de agosto propostas sobre as ações para reduzir o impacto ambiental da utilização do metal em garimpos de ouro e as alternativas sustentáveis à utilização do mercúrio na exploração mineral de ouro.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por