Sim e Não

PSD e MDB: rumo quase definido

Ontem, o senador Eduardo Braga teve uma reunião de 2 horas com o prefeito David Almeida, que também conversou com Omar Aziz

acritica.com
01/08/2024 às 07:53.
Atualizado em 01/08/2024 às 07:53

Nessa terça-feira (31), David Almeida participou de reuniões com Eduardo Braga e Omar Aziz (Foto: SEMCOM)

Hoje é dia de definições no PSD, MDB e Avante. Ontem, o senador Eduardo Braga teve uma reunião de 2 horas com o prefeito David Almeida, que também conversou com Omar Aziz. David estaria irredutível sobre ter uma chapa puro-sangue, tendo como possível candidato a vice Renato Júnior, e a possibilidade da aliança ser rompida está sinalizada. Caso isso ocorra, os dois senadores podem seguir caminhos opostos, Omar indo para os braços de Marcelo Ramos (PT) e Braga apostando em chapa própria com Carol Braz, que também reuniu-se com o senador ontem.

Idas e vindas   -  A reunião de Carol ocorreu minutos depois da saída de David do gabinete de Braga, que logo em seguida reuniu líderes do MDB para verificar uma nova data - ainda não divulgada - para a convenção partidária, independente se vai lançar mojoritário ou vice.

Pressão  -   Cresce a pressão de membros do Partido dos Trabalhadores para enquadrar o presidente estadual da legenda, Sinésio Campos. Não é de hoje que o alinhamento do petista com o governador Wilson Lima (União) incomoda algumas alas, mas a presença de Sinésio na reunião de Roberto Cidade que definiu Menezes fez surgir nova crise entre petistas.  

Incômodo  -   A insatisfação que rondava os bastidores do PT foi exposta publicamente por Zé Ricardo, que cobrou posicionamento de Sinésio. “Se apoiar outro [candidato], que saia antes do PT e pare de envergonhar o partido e atrapalhar as lutas em prol do povo”. Ele não foi o único a expor insatisfação. 

Não passará  -  Sinésio tem evitado comentar sobre o pleito em Manaus, onde também não participa das ações da Federação Brasil da Esperança, e no interior se movimenta para favorecer nomes ligados a Wilson Lima. Líderes do PT garantem que a situação, já levada aos ouvidos da executiva federal, não passará em branco.

Livre e leve  -   A construção do nome de Nancy Segadilha (Cidadania) para a chapa de Amom Mandel para a prefeitura de Manaus não contou com articulações do senador Plínio Valério, presidente estadual do PSDB.

Não emplacou  -  Inicialmente, Plínio tentou emplacar um nome do próprio partido para a chapa, como o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau. Nos dias que antecederam a convenção, ele entregou as pontas por não achar nome com o perfil almejado por Amom.

Emblemática  -  O nome de Nancy foi fruto de um afunilamento de opções. Mesmo sendo um nome que, segundo correligionários, não “agrega tanto politicamente”, ela se apresentou como uma opção “emblemática” para a bandeira que Amom tem emplacado no mandato de deputado federal. 

De volta ao game  -  O ex-deputado estadual Belarmino Lins retorna aos palcos eleitorais oficialmente dessa vez para concorrer à prefeitura de Fonte Boa, Alto Solimões, pelo União Brasil que fará coligação com Novo, PSB e PRD. O evento terá a presença do deputado federal Átila Lins (PSD), do deputado estadual Dr. George Lins (UB) e do titular Sedurb, Fausto Jr.

Copy Amom  -  O juiz eleitoral Gildo Alves Carvalho deferiu parcialmente o recurso de Roberto Cidade para manter uma publicação chamada "Copy Amom". Na decisão, o juíz diz que embora “críticas contundentes não configuram propaganda antecipada”, não é possível retroceder no alcance do impulsionamento não orgânico pago para dar visibilidade ao pré-candidato. Cidade terá que pagar multa de R$ 5 mil.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por