A disparidade deveria acender um alerta no Poder Executivo e na Assembleia Legislativa do Estado: afinal, em qual geração haverá projetos e soluções práticas para, de fato, dar dignidade a quem vive no interior?
(Foto: Arquivo A CRÍTICA)
pROAs projeções indicam que a economia do Amazonas vai seguir em alta, puxada pelo Polo Industrial de Manaus. Por mais um ano, entretanto, o desenvolvimento seguirá concentrado na capital, enquanto municípios do interior amargam dificuldades para atrair investimentos. A disparidade deveria acender um alerta no Poder Executivo e na Assembleia Legislativa do Estado: afinal, em qual geração haverá projetos e soluções práticas para, de fato, dar dignidade a quem vive no interior?
Reflexão - Conforme já afirmou em artigo o professor e economista Juarez Baldoino: “Manaus ficou rica depois de décadas de continuísmo da ZFM, e o interior continua pobre pela descontinuidade de décadas de suporte à sua economia local”.
Celebração - O prefeito David Almeida (Avante) decidiu comemorar seu aniversário com um culto de Ação de Graças na igreja em que cresceu, no bairro Morro da Liberdade, nesta sexta-feira.
Lista - Entre os convidados está boa parte do staff da Prefeitura de Manaus e os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). O vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), também foi chamado.
Folga - Para quem acreditava que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) retornaria das férias esta semana, se enganou. O Ano Legislativo da Casa só “estreia” na próxima segunda-feira (10). Lembrando que os vereadores assumiram a nova legislatura no dia 1º de janeiro, e entraram de recesso horas depois.
Mais um ano - Por R$ 35,4 milhões, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou por mais 12 meses o contrato com a empresa LINK Soluções em Logística Integrada, para a prestação de serviços logísticos, incluindo gestão de armazéns e transporte de materiais escolares, uniformes e gêneros alimentícios, inclusive para escolas ribeirinhas.
Trombone - O deputado federal Sidney Leite (PSD) se comprometeu com a Embrapa em ser um porta-voz do órgão na briga por um orçamento maior. O objetivo é que o trabalho da Embrapa, que foi decisivo para transformar o Agro brasileiro em potência internacional, possa ser empregado também em soluções efetivas para desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Mais - Sidney teve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na última quarta-feira (5), e a principal ideia é que a instituição avance em temas prioritários para a Amazônia, como transição energética e o controle do sequestro de carbono.
No topo - O administrador Ivan Lima, 47, acaba de alcançar um feito histórico: tornou-se o primeiro amazonense a chegar ao nível C — o mais alto do mundo corporativo — na multinacional americana Boyd Corporation, gigante com faturamento de R$ 21 bilhões e presença em mais de 20 países.
Caminho - Com uma trajetória marcada pela determinação, Ivan deixou Manaus em 2011, após trabalhar na Multibrás, passando por Sorocaba-SP e Dallas, até se tornar Chief Supply Chain Officer da empresa. Administrador com pós-graduação em Logística e Finanças pela FGV, ele é um exemplo de que a perseverança amazonense não tem fronteiras.