Sim e Não

Presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, Tchuco Benício, renuncia ao cargo

A saída é motivada por uma briga, que se arrasta desde as eleições municipais, entre ele e o prefeito Beto D’angelo (MDB)

acritica.com
20/11/2024 às 09:04.
Atualizado em 20/11/2024 às 09:04

(Foto: Reprodução Instagram)

O presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, Tchuco Benício (PSD), renunciou ao cargo e já tem substituto eleito. A saída é motivada por uma briga, que se arrasta desde as eleições municipais, entre ele e o prefeito Beto D’angelo (MDB). Os dois integraram grupos rivais no pleito, em que a atual vice-prefeita Valcileia Maciel (MDB), apoiada por Beto, enfrentou a chapa do ex-prefeito Angelus Figueira (DC), que tinha como vice a esposa de Thuco, Sâmia Benício. 

Repasses  -  O agora ex-presidente da Câmara alega que a prefeitura não tem feito repasse de recursos desde o mês de setembro, o que tornou insustentável a administração do Legislativo. A situação chegou a tal ponto que os servidores estão meses com atrasos de salário. Alegando que seria o melhor para a Casa, Tchuco deixou o cargo.

Eleito  -  Na mesma sessão, os vereadores mudaram o regimento da Câmara e elegeram por unanimidade o vereador José Luiz como novo presidente que ficará até janeiro no cargo. Ele disputou a eleição da Mesa Diretora passada contra Tchuco e é do mesmo partido que o prefeito. 

Em Manaus  -  Enquanto a sessão da Câmara de Manacapuru pegava fogo, o prefeito e a vice da cidade estavam em Manaus recebendo a Medalha Ruy Araújo, maior condecoração concedidada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) a autoridades e personalidades pelos serviços prestados à população. A comenda foi proposta pelo irmão de Beto, o deputado estadual Cristiano D’angelo. 

Mais vagas   -  O deputado federal Capitão Alberto  Neto (PL) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 148/2023, que dispõe sobre a representação dos Estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, conforme dados populacionais, a partir do ano de 2027. Com a nova regra o Amazonas pode passar de oito para 10 deputados federais.

Mais vagas 2  -  O requerimento seria apresentado ontem na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania, mas a discussão do parecer foi transferida e deve acontecer na próxima terça-feira (26).Se mantido o texto, o número de deputados federais na bancada influencia diretamente a  quantidade de membros na ALE-AM. Com isso, em 2027, seriam 30 deputados estaduais. 

Liderança  -   Fundador da Valendo Economia Criativa da Amazônia, com mais de uma década de atuação em prol da Economia Criativa, Beto Contartesi foi nomeado Embaixador do World Creativity Day para Cidades Estratégicas da Amazônia Ocidental. O título e função foram concedidos pela World Creativity Organization, em função do desempenho de Contartesi como líder do World Creativity Day 2024 em Manaus.

Expansão do WCD  -   Na função de Embaixador do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) para Cidades Estratégicas da Amazônia, Beto Contartesi está credenciado para garantir a expansão do evento mundial para além de Manaus, abrangendo as cidades de Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco, as mais importantes e estratégicas capitais da Amazônia Ocidental. Sob a liderança de Contartesi, Manaus ficou entre as Top 10 cidades do WCD 2024.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por