Um grupo de trabalho foi montado com participação de membros da gestão municipal e de líderes indígenas de Manaus e entorno
(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Manaus estuda a possibilidade de criar a Secretaria Municipal dos Povos Indígenas. Um grupo de trabalho foi montado com participação de membros da gestão municipal e de líderes indígenas de Manaus e entorno. Eles se reuniram no fim de semana no 1° Encontro Amazônico de Indígenas em Contexto Urbano para delinear o modelo para funcionamento da pasta. A expectativa, segundo o secretário de Articulação Política, Walfran Torres, é que o documento seja entregue ainda nesta semana ao prefeito David Almeida (Avante).
Em diálogo - Caso seja criada, a pasta terá trabalho estatégico ligado ao atual Ministério dos Povos Indígenas e atuará na criação de políticas públicas para valorização da cultura indígena e suas respectivas aplicações no cotidiano dos serviços públicos municipais. Tudo encontra-se em nível de debate, mas o diálogo com os indígenas já havia sido indicado pelo próprio prefeito.
Nomes - O primeiro nome cotado para assumir a eventual pasta já tinha sido apontado por David: o da líder indígena Vanda Witoto, que o apoiou publicamente no segundo turno da eleição deste ano. Também têm apoio no movimento indígena o cacique Ismael Munduruku e o tuxaua Adail Munduruku, lideranças do Parque das Tribos.
Prevenção - Os nomes, segundo Walfran, não estão fechados e até seis pessoas foram apontadas. O desafio é criar uma proposta plural avalizada pelas lideranças indígenas para que, numa futura gestão, os possíveis atritos entre interesses divergentes dos próprios indígenas sejam evitados.
Troca... - Um dia após a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Manaus, o prefeito David Almeida recebeu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) o secretário da seção política da embaixada dos EUA em Brasília, Alexander Gupman, que entregou ao gestor um presente deixado por Biden.
...de presentes - Em nome do presidente, Gupman deu ao prefeito uma necessaire com o brazão estadunidense e assinatura de Joe Biden marcada em couro azul. David devolveu a gentileza presenteando-o com uma escultura de madeira e uma garrafa de Amazon Air Water, água extraída da umidade da floresta amazônica, que custa US$ 175 cada 750 ml.
Cadeira da SEC - Ex-candidata à Prefeitura de Parintins, Brena Dianná é outro nome que surge nos bastidores com possibilidade de assumir a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Ex-rainha do Folclore do Boi Caprichoso e fiel escudeira do governador Wilson Lima (União) na Ilha Tupinanbarana, ela teve o nome vinculado à polêmica reunião investigada na justiça por uso da máquina pública nas eleições.
Convocação - A Associação Brasileira de Enfermagem-seção Amazonas (Aben-AM) convoca seus associados para participarem de uma Assembleia-Geral, de forma virtual pela plataforma Meet, no próximo dia 21 de novembro, a partir das 11h, para escolha de conselheiros e suplentes que vão atuar no Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) no triênio 2025-2027, prevista para ocorrer no próximo dia 5 de dezembro.
Convocação 2 - A eleição visa preencher os assentos das entidades e movimentos sociais de usuários, das entidades de profissionais de saúde e das entidades de prestadores de serviços de saúde. A Aben-AM detém 16 cadeiras para conselheiros titulares e 16 para suplentes.