Sim e Não

Prefeitos votam em tempo de mandato para o presidente da Associação Amazonense dos Municípios

A data prevista para o pleito também deve ser alterada para o mês de março, para que na próxima escolha da presidência, os prefeitos eleitos possam votar

acritica.com
12/11/2024 às 07:56.
Atualizado em 12/11/2024 às 07:56

(Foto: Divulgação)

No mesmo dia que vão escolher o novo representante da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), os prefeitos votarão alteração no estatuto para aumentar de dois para quatro anos o mandato do presidente. A data prevista para o pleito também deve ser alterada para o mês de março, para que na próxima escolha da presidência, os prefeitos eleitos possam votar. Atualmente o voto de quem está chegando para o mandato não ocorre, pois a eleição é feita no mês de dezembro, antes da posse dos novos gestores municipais.

Após a posse  -  Pelo atual modelo, definido por alteração no estatuto em 2020, quando a AAM passou por período turbulento, ainda na gestão do ex-presidente Jair Souto, a escolha da presidência fica a cargo de quem está saindo da cadeira. A ideia é que, em 2028, a eleição ocorra somente após a posse de novos gestores e uma certa estabilidade no comando das prefeituras.

Direito ao voto  -  Os novos prefeito não poderiam se candidatar ao cargo, mas teriam o direito ao voto assegurado. O atual presidente da AAM, prefeito Anderson Souza (União) deve ser o principal beneficiado, caso seja reeleito, já que somaria 6 anos à frente da associação, mesmo sem mandato ativo, já que não concorreu à prefeitura de Rio Preto da Eva. 

Em busca de...  -  Vertentes do Partido dos Trabalhadores (PT) buscam novos filiados para a legenda afim de fortalecer a disputa contra a presidência de Sinésio Campos no diretório estadual. Uma nova eleição deve ocorrer em 2026 e a insatisfação com a gestão do deputado estadual gera articulações internas para a retirada dele. 

...de filiados  -  Uma reunião será realizada nos próximos dias para defender junto à executiva nacional a saída de Sinésio da cadeira. Atualmente há dois processos contra ele no conselho de ética da sigla, mas até o momento não houve avanços. A busca por novos nomes ocorre principalmente aos grupos ligados ao vereador eleito, Zé Ricardo, e ao presidente municipal, Valdemir Santana.

Planos para 2025  -  Os vereadores do Avante afirmaram ao SIM&NÃO que ainda não se reuniram com o prefeito David Almeida, após a eleição municipal, para definir um rumo para a próxima legislatura e, principalmente, qual estratégia irão ter para eleição da próxima Mesa Diretora. 

Indícios  -  O encontro será pensado após o retorno do vice-prefeito eleito Renato Júnior aos trabalhos. Embora neguem a preferência do prefeito pelo nome de David Reis, ao longo da sessão de ontem na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a mesa mais disputada para uma conversa ao pé do ouvido foi justamente a do ex-presidente da Casa. 

Proteção...  -  A deputada estadual Débora Menezes informou, por meio de nota, que o texto que cria a Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas passa pelas etapas necessárias para aprovação, e atualmente está sob análise na Gerência de Assistência às Comissões Técnicas. 

...da criança  -  A deputada esclareceu que a criação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente foi de autoria dela, e não do deputado estadual João Luiz (Republicanos). Ele indicou a criação do Núcleo de Atendimento Especializado nos Direitos das Crianças e Adolescentes. A deputada reforçou que um dos papeis do Poder Legislativo é somar esforços à rede de proteção à criança e ao adolescente já existente no estado do Amazonas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por