SIM E NÃO

Potássio até junho é possível

O presidente do Ipaam, Juliano Valente, assegurou que é possível liberar as atividades da Potássio do Brasil em Autazes, 111 quilômetros de Manaus, até o fim do primeiro semestre deste ano

Sim&Não
Jornal A Crítica
03/03/2024 às 09:05.
Atualizado em 03/03/2024 às 09:05

O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, assegurou que é possível liberar as atividades da Potássio do Brasil em Autazes, 111 quilômetros de Manaus, até o fim do primeiro semestre deste ano, conforme previsão do governador Wilson Lima (UB) durante a reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS). As prioridades, segundo Juliano, são as vistorias que começam no final do mês de março.  

Etapas   

As vistorias na área das jazidas de potássio  antecendem  a elaboração do relatório e dos pareceres técnicos para, então, haver a emissão das licenças. “Se o governador falou, então é possível”, declarou Valente. 

Respeito aos Mura   

À coluna, o governador disse que o estado  fará “o que for necessário” para assegurar o respeito aos Mura que habitam a região de Autazes, mas reforçou que a consulta aos povos é feita pela justiça, sem interferência do governo. “A gente está muito atento as condicionantes e a empresa para que ela dê a contrapartida social, o respeito a questão indígena e a cultura indígena”. 

Doutor Geraldo 

O presidente em exercício Geraldo Alckmin prestou socorro a um jornalista que passou mal e desmaiou durante a entrevista coletiva após a reunião do CAS. De pronto, Alckmin, que é médico, prestou os primeiros atendimentos ao profissional de imprensa e encerrou a coletiva para que ele pudesse receber atendimento médico.

Representantes 

A Câmara Municipal de Manaus  não enviou representantes para a reunião do CAS com a presença de Geraldo Alckmin. A composição da mesa chamou atenção também pela ausência do presidente da ALE-AM, Roberto Cidade, que enviou o vice-presidente da Casa, Carlinhos Bessa (PV), para representar o parlamento estadual.

Presidência 

Horas antes da reunião do CAS, Roberto Cidade usou as redes sociais para comunicar oficialmente que assumirá a presidência do União Brasil em Manaus. “É tempo de mostrar ao mundo o potencial de nossa capital, de nosso povo. Mas isso só será possível se estivermos unidos, se tivermos vontade política de mudar”, escreveu.

Presenças 

Quem também não foi à reunião, embora o nome estivesse inclusive estampado em uma das nominatas do cerimonial, foi o deputado Amom Mandel, que nas redes sociais anunciou que contraiu dengue. Na ausência dos candidatos a prefeituráveis, o prefeito de Manaus, David Almeida foi ao evento, mas saiu do local sem falar com a imprensa e também não pediu a palavra durante a cerimônia.

Carreiras 

O deputado federal, Pauderney Avelino (União) entregou a Alckmin um  projeto de reestruturação do plano de carreiras dos servidores da Suframa, um apelo dos trabalhadores. “Há uma defasagem muito grande, seja na criaçaõ de cargos, seja na remuneração desses servidores”.  

Nas bancas 

O Advogado Criminalista e Professor Aniello Aufiero lança neste sábado o livro Código de Processo Penal Comentado. A primeira edição da obra visa auxiliar o dia a dia dos operadores do Direito que atuam na área criminal no Brasil. O lançamento ocorre a partir das 09h no auditório do Centro Preparatório Aufiero, Rua Belo Horizonte, 1050, Adrianópolis.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por