Um Amazonas de Lutas

OS VINTE ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL ABSOLUTO RONALDO JACARÉ

Almério Augusto
23/07/2024 às 20:44.
Atualizado em 23/07/2024 às 20:44

Ronaldo Jacaré foi a figura de maior destaque no mundial de 2004, c disputado por uma constelação de grandes campeões da história da arte suave (Divulgação)

 O ano de 2024 é simbólico demais para o Jiu-Jitsu praticado no Estado do Amazonas, pois representa o vigésimo aniversário do impressionante feito de Ronaldo Santos, o Jacaré, em conquistar o título mundial da categoria absoluto entre os adultos faixas pretas da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation). Esse registro precisa ser realizado (de tempos em tempos)  para que a lembrança dessa importantíssima vitória permaneça viva em nossas memórias.

Ronaldo Jacaré foi o discípulo mais vitorioso do Sensei Henrique Machado, kodansha do judô amazonense (Divulgação)

 A medalha de ouro em questão colocou o Estado do Amazonas no topo do mundo da arte suave pela primeira vez e a vitória fora alcançada sobre aquele que seria o mais vitorioso da família Gracie em campeonatos mundiais, o Roger. A luta final ainda foi arbitrada por um amazonense de renome dentro da comunidade esportiva, o faixa preta, Fredson Alves, que foi firme na condução do combate.

Outra questão que merece destaque é que Jacaré não precisou sair de Manaus para treinar em outro canto para alcançar o maior título existente no Jiu-Jitsu. Conquistou o topo do mundo treinando nos tatames que a ASLE (Associação Sensei de Lutas Esportivas) possuía nos bairros do São Raimundo e Nossa Senhora das Graças/Vieiralves.

Jacaré nas costas de Roger vencia a luta por pontos (Divulgação)

 Mas retomando a luta emblemática do Mundial 2004, considerada por muitos a mais importante e emocionante de todos os tempos, tanto Roger quanto Jacaré tiveram campanhas extremamente dominantes na categoria de peso e no absoluto. Não há novidade alguma nisso, pois desde as faixas coloridas os dois venceram, praticamente, tudo o que disputaram.

O Campeonato Mundial estava na sua nona edição e era realizado no icônico Ginásio do Tijuca Tênis Clube. A realização do evento vinha desde 1996 e naquele julho de 2004 todos os presentes ao ginásio naquele dia 25 tiveram oportunidade de ver a história sendo escrita.

Momento da chave de braço aplicada por Roger e resistida por Jacaré como demonstração de uma inigualável vontade de vencer (Divulgação)

 A luta programada seguiu parelha - como era de se esperar até que a fera vinda do Amazonas finalmente conseguiu abrir placar por 4 a 0 ao “pegar as costas” do Gracie.  Procurando a superioridade na luta, Roger capturou o braço esquerdo de Jacaré  em uma justíssima chave de braço de dentro da guarda, estalando gravemente suas articulações do cotovelo.

Com seu braço esquerdo inutilizado, Jacaré apoiou a mão em sua faixa e evitou claramente o confronto com Roger, apenas administrando a passagem do tempo regulamentar de luta até ser declarado campeão absoluto faixa-preta pela primeira vez. Em 2005, Jaca voltou a conquistar mais um título absoluto, novamente contra o Gracie que sempre foi seu maior rival nas disputas com kimono.

Jacaré supera Roger na luta mais emocionante da história dos mundiais de Jiu-Jitsu (Divulgação)

 Com as vitórias de Jacaré nos mundiais de 2004 e 2005, o gigantesco estado do Norte chegava ao estrelato definitivo no panteão dos maiores vencedores da história da arte suave e o Amazonas escrevia um dos mais belos e grandiosos capítulos de sua história nas lutas.

Ronaldo Jacaré dá aulas em sua academia em Orlando, na Flórida, e continua rodando o mundo promovendo a luta que o projetou ao estrelato (Divulgação)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por