Sim e Não

O legítimo nome da direita no Amazonas

Manaus será a próxima sede da Conferência de Ação Política Conservadora, em 2026, como o próprio Wilson anunciou em um vídeo que levou a notícia aos presentes no local

acritica.com
09/07/2024 às 09:54.
Atualizado em 09/07/2024 às 09:54

(Foto: Divulgação)

Ponto de encontro da direita neste fim de semana em Balneário Camburiú (SC), a Conservative Political Action Conference (CPAC), - Conferência de Ação Política Conservadora, em tradução livre - expôs as divisões da direita amazonense e abriu espaço para a reivindicações de quem é a “legítima” representação do lado destro da política no Amazonas. O evento jogou luz sobre a tentativa do governador Wilson Lima (União) de conquistar de vez os votos bolsonaristas mirando as eleições de 2026. 

Sede  -  Manaus será a próxima sede do evento conservador, em 2026, como o próprio Wilson anunciou em um vídeo que levou a notícia aos presentes no local. A imagem do governador, porém, ainda não é bem aceita por todos os grupos bolsonaristas. Alguns preferem a "direita puro-sangue". 

Mensagens  -  É nesse espaço que o deputado Capitão Alberto Neto (PL) luta para manter de pé sua pré-candidatura a prefeito. O cenário, no entanto, apesar de oficialmente não ter mudado - afinal, o PL ainda tem ele como pré-candidato - trás mensagens confusas que podem apontar um recuo do partido em direção  a aliança com o deputado Roberto Cidade (UB).  

Mensagens 2   -  Uma dessas indicações é a falta de falas expontâneas de Bolsonaro e do presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, figuras com as quais Alberto esteve reunido em SC, em prol da pré-candidatura dele. O deputado federal, porém, já se organiza para que no próximo dia 16 grave junto a Jair Bolsonaro o programa eleitoral. 

Pé em 2026  -  Senhor governador? Não. Wilson Lima já é tratado como senador pelos prefeitos no interior do estado. O chefe do Executivo estadual tem buscado declarações públicas de fidelidade ao projeto dele para o Senado em 2026. O problema é que parte das lideranças dos municípios ainda está dividida  devido à necessidade de obter emendas parlamentares dos senadores, especialmente Omar Aziz (PSD). 

Agenda  -  Marcelo Ramos (PT) embarca para Brasília, mas não para participar das decisões da Federação Brasil da Esperança - que define hoje o nome do PT no pleito municipal -, mas sim para acompanhar a votação da Reforma Tributária. No Amazonas fica a cargo da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, participar da reunião. Além de Manaus, a Febrasil define as alianças em municípios estratégicos como Manacapuru e Parintins.

União comunista   -  Diante dos dias de definicições que estão por vir, os pré-candidatos à prefeitura Eron Bezerra (PCdoB) e Natália Demes (PSol) trocaram figurinhas durante uma happy hour na última sexta-feira. Os dois têm em comum a dificuldade para viabilizar uma candidatura com a chegada de Marcelo ao pleito e publicaram  nos stories a “quimancia (leitura das mãos) comunista e a previsão de grandiosidades por vir”. 

Saúde é prioridade  -  O deputado estadual Dr. George Lins (UB) destaca a saúde pública como "a razão maior" do seu apoio à reeleição do vereador Daniel Vasconcelos (Republicanos). Para ele, "as fortes ações de Daniel na área da saúde" pesaram na decisão. Os dois marcham com o deputado Roberto Cidade (UB) na disputa majoritária para a Prefeitura de Manaus.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por