Sim & Não

"Não vinga" diz Plínio Valério sobre possível fusão entre PSDB e PSD

A ideia seria consolidar uma força política robusta, capaz de fazer frente a PT e PL, que têm dominado a cena política atual

aciritca.com
online@acritica.com
11/01/2025 às 08:28.
Atualizado em 11/01/2025 às 08:28

(Reprodução: TV Senado)

As conversas sobre uma possível fusão entre PSDB e PSD ganharam impulso, com lideranças nacionais articulando a criação de uma superlegenda, que uniria a capilaridade regional do PSD à tradição do PSDB, de olho na Eleição 2026. A ideia seria consolidar uma força política robusta, capaz de fazer frente a PT e PL, que têm dominado a cena política atual.  “Para mim, realmente é um problema. Eu vejo com muita dificuldade, caso seja concretizado. Tenho impressão que não vinga”, diz o senador Plínio Valério, do PSDB.

Empecilho    A avaliação de Plínio Valério leva em consideração a conciliação de interesses e de espaços, pelo tamanho das siglas. A liderança do PSDB também conjectura fusão com o MDB e já teve conversas sobre o mesmo assunto com o Podemos.


Reflexão   “Uma coisa é estar com o Cidadania, com o Podemos, com o PSB, com o PDT, outra coisa é você estar com o PSD, que é o maior partido hoje no Senado”, ponderou Plínio, sustentando que o assunto será tratado entre os tucanos na volta do recesso, em fevereiro. 


 Lenda   Observador da cena política local afirma que, ao se aproximar do PL de Jair Bolsonaro, para se posicionar como candidato da direita ao Senado, em 2026, o governador Wilson Lima (União Brasil) está “testando o seu poder de Fênix”. 


Renascimento   Isso porque, após a pandemia de Covid-19, houve quem apostasse que Wilson estava “morto politicamente”. Em 2022, porém, ele bateu o senador Eduardo Braga (MDB) e se reelegeu governador, em segundo turno. Agora, enfraquecido após a eleição municipal, caminha novamente para mais um teste. 

Milagre   O deputado Amom Mandel (Cidadania) realizou um feito sobrenatural no meio parlamentar. Conseguiu gastar somente R$ 14.913,92 de cota para exercício do mandato, durante todo o ano 2024. Segundo o Congresso em Foco, entre os dez que menos gastaram, Amom lidera o ranking. 

Terra arrasada   Pelo que descreveu em decreto de emergência, o prefeito de Boca do Acre, Frank Barros, que assumiu há 12 dias, encontrou a gestão em clima de abandono. Segundo ele, não há contratos vigentes de limpeza pública e fornecimento de materiais hospitalares. “Sequer houve transição”, sustentou. 

Rastreio 1    O Ministério Público Federal (MPF) informou que os municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença e Benjamim Constant enviaram ao órgão explicações sobre a aplicação de emendas-pix que somam R$ 4 milhões. Os dados estão sob análise.

Rastreio 2   Em dezembro, o MPF exigiu que o destino das emendas federais, assinadas pelos deputados Átila Lins e Sidney Leite, fosse detalhado pelos três municípios. 

Comando    Desde a última sexta-feira (10), a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas tem um novo diretor:  o  desembargador Abraham Peixoto Filho. Ele substitui  Cezar Luiz Bandiera, que ficou na função por dois anos. 

Falta o pódio   O Calendário Oficial de Eventos do Amazonas terá agora o “Dia Estadual do Medalhista Olímpico”, a ser celebrado anualmente no dia 5 de agosto. Espera-se, obviamente, que o investimento na área de Esporte dê aos atletas motivos para sonhar.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por