Vereadores reconhecem a divisão no parlamento, mas o presidente da Casa, Caio André (Podemos) afirma: “A relação vai continuar harmônica como sempre”.
(Foto: Divulgação CMM)
Em pleno ano eleitoral, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tem uma missão: fortalecer a base na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No fim de 2023, o Executivo viu dificuldades para aprovar propostas, teve vetos derrubados e precisou negociar a redação de empréstimos para conseguir apoio. Vereadores reconhecem a divisão no parlamento, mas o presidente da Casa, Caio André (Podemos) afirma: “A relação vai continuar harmônica como sempre”.
Independência - À coluna, David Almeida disse acreditar que não haverá entraves por parte da Câmara às propostas para melhoria da cidade, mesmo com a aproximação do pleito, e afirmou que não pretende fazer alterações nas lideranças da Casa.
Respeito - David também reconheceu a independência da Casa do Povo e garantiu que aceitará as decisões do parlamento: “O que eles acharem que não for importante e não aprovarem, eu ‘me quedo’ ao Poder Legislativo”.
Mea-culpa - Na leitura da mensagem do prefeito, na cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos da CMM, David pediu desculpas pela ausência de representantes da prefeitura na cerimônia de início das atividades da Assembleia Legislativa,
quinta-feira passada, negando que a motivação tenha sido desentendimentos entre ele e o governador Wilson Lima ou com o presidente da ALE-AM, deputado Roberto Cidade, ambos do União Brasil.
‘Cerimonial falhou’ - Almeida justificou que foram designados dois secretários para o evento, pois ele precisaria se ausentar devido às ocorrências da chuva que atingiu a cidade naquela manhã. Os secretários, porém, não chegaram a tempo. “Eu achei que nós estávamos lá, mas quando o cerimonial me avisou, eu disse: a reclamação é justa. Eu reconheço. É uma falha que não pode mais acontecer”.
Religiosos - A aproximação do parlamento amazonense com a pauta religiosa foi evidenciada nas primeiras sessões das casas legislativas estadual e municipal, onde líderes religiosos compuseram a mesa de autoridades.
Religiosos 2 - Entre os protestantes, a representação ficou a cargo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas, que na ALE-AM enviou o vice-presidente, Moisés Melo e na CMM, o 2º vice-presidente, Elionai Reis.
Católicos - A Igreja Católica teve representante apenas na Câmara, onde o coordenador de relações institucionais da Arquidiocese de Manaus, padre Denival Oliveira Lopes, representou o arcebispo Dom Leonardo Steiner.
Manaus Criativa - Em 2024, Manaus vai participar pela primeira vez do World Creativity Day, o Dia Mundial da Criatividade, maior movimento colaborativo de criatividade do mundo, dias 19, 20 e 21 de abril. A inclusão se deu por meio de tratativas entre a organização do evento e o presidente da OSC Valendo Economia Criativa da Amazônia, Beto Contartesi.
Manaus Criativa 2 - Na programação manauara do Dia Mundial da Criatividade, além de outras ações, será realizada Feira de Economia Criativa, com atividades culturais, no dia 21 de abril, na rua Barroso, no Centro histórico de Manaus, em parceria com João Fernandes, gestor do Casarão de Ideias.