Sim e Não

Exército Brasileiro e CMA inauguram Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia

A ação faz parte dos esforços das Forças Armadas para se aproximar da Zona Franca de Manaus, por meio do Sistema de Ciência & Tecnologia do Exército

acritica.com
01/11/2024 às 08:16.
Atualizado em 01/11/2024 às 08:16

(Foto: Divulgação)

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro e o Comando Militar da Amazônia (CMA) inauguram hoje (1º) o Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (IPEAM). A ação faz parte dos esforços das Forças Armadas para se aproximar da Zona Franca de Manaus, por meio do Sistema de Ciência & Tecnologia do Exército. Em setembro, entidades que representam a indústria local e o Exército instituiram o Conselho de Indústria da Defesa na Amazônia.

Nova matriz  -  Agora, com a criação do instituto, o Exército pretende colaborar com a flexibilização da matriz econômica regional. Dentre as vocações prioritárias do IPEAM estão trabalhos voltados para a Defesa Cibernética, Inteligência Artificial e Geointeligência de imagens. Ao longo da semana serão realizadas, ainda, reuniões e encontros técnicos com instituições parceiras e especialistas das áreas.

Planos...  -  O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) foi a Brasília participar de encontro com o presindente Lula (PT), onde foram tratadas questões relativas à segurança pública. Com a experiência de quem já foi procurador de justiça do Estado, ele propôs a criação de novo pacto federativo para o combate à criminalidade. Tadeu representou o governador Wilson Lima (União), que está doente. 

... para segurança  -   Em relação ao Amazonas, Tadeu solicitou a revisão da forma de integração das Forças Armadas com as comunidades amazônicas e com o sistema de segurança local:  “É um recurso humano qualificado e disponível. Muitas vezes para o povo amazônico que está na fronteira é difícil compreender porque força pública presente está desalinhada do projeto de combate ao crime”. 

Faltou legislativo  -   A reunião com Lula recebeu críticas pontuais do presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Comandante Dan (Podemos), que ressaltou a necessidade de convocação das casas legislativas que, na avaliação dele, deveriam ser incluídas nesse debate.

Prestigiado  -  O ex-governador José Melo foi bastante tietado na 310ª reunião do Codam. Compondo a mesa ao lado de Nelson Azevedo e Serafim Corrêa, recebeu elogios do presidente da Eletros, José Jorge Júnior, que foi secretário de Desenvolvimento na gestão Melo. Ele ainda participou da entrega da honraria ao Grupo Chibatão, representado pelo diretor Jhony Fidelis, pela implementação do píer provisório em Itacoatiara.

Já em Brasília  -  De volta aos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputado, o deputado federal Fausto Júnior (União) participou ontem de reunião com os congressistas da legenda para definir apoio ao deputado Elmar Nascimento para a presidência da Casa. No mesmo encontro estava Pauderney Avelino, suplente de Fausto, que ficará sem a cadeira no parlamento.

Retorno dos voos  -  Deputado estadual, Adjuto Afonso (União) destacou o retorno de voos diretos entre Manaus e Porto Velho, uma conquista significativa para a conectividade na região amazônica, após mobilização de diversas bancadas regionais de deputados estaduais, como do Amazonas, Rondônia e Roraima, junto à Anac. A nova rota aérea promete facilitar o transporte de passageiros e mercadorias entre as duas capitais.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por