Sim e Não

Evento em Manaus vai debater crise climática

Do resultado dos debates serão extraídas propostas para serem apresentados na etapa nacional do evento, prevista para maio de 2025 em Brasília.

acritica.com
21/11/2024 às 08:21.
Atualizado em 21/11/2024 às 08:21

(Foto: Junio Matos)

Nos dias 12 e 13 de dezembro, Manaus intensifica o processo de escuta popular rumo à COP30, em Belém, com a realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente. O encontro é aberto para academia e sociedade civil e ocorre na Ulbra. Por lá, cinco eixos temáticos serão avaliados dentro do tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. Do resultado dos debates serão extraídas propostas para serem apresentados na etapa nacional do evento, prevista para maio de 2025 em Brasília.

Temas  -  Na conferência serão escolhidos os delegados que vão representar a capital na etapa estadual do evento. Menos de 10% dos municípios realizaram o processo que avalia políticas públicas de adaptação, mitigação, justiça social e educação ambiental. “Em momentos de mudanças do clima, quem mais sofre são as pessoas que estão com maior fragilidade socioambiental”, afirma o secretário da Semmas-Clima, Antônio Stroski.

Plano  -  Os debates ocorrem em meio à construção do Plano de Ação Climática de Manaus. Segundo o secretário, o documento será construído por meio de cooperação técnica com uma “instituição com expetise sobre o tema”. O  ponto é criticado por ambientalistas, que cobram a necessidade de contribuição das universidades e da sociedade civil manauara no projeto.

COP à vista  -   Outro ponto é que o debate, conforme Stroski, vai contribuir para “levar algo consistente” para a COP30. A Prefeitura já articula propostas para mitigar os efeitos do comprometimento da qualidade do ar pelas queimadas, eventos extremos de cheia e vazante e soluções para ilhas de calor. 

Delegação  -  O senador Plínio Valério (PSDB) continua na caça às ONGs e agora cismou com os gastos e a quantidade de membros da delegação do Brasil na COP29, que ocorre até sexta-feira em Baku, no Azerbaijão. O político, que já foi do Partido Verde e agora critica ambientalistas, quer que o governo brasileiro diga quanto gastou com o envio de representantes para o evento. 

Delegação 2  -  No X, antigo Twitter, Plínio cita que o Brasil, que será afitrião da próxima edição do evento e é um dos principais articuladores da política ambiental do mundo, tem a segunda maior delegação do evento com cerca de 1,9 mil integrantes. Ele quer saber quem foi, por que foi e se há ONGs pagas.

Presente sensação  -  O presente do prefeito David Almeida (Avante) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encantou o presidente Lula. A garrafa de Amazon Air Water, água captada da transpirãção das árvores da floresta Amazônica, que custa US$ 270 cerca de R$ 750, rendeu ao CEO da marca, Carl Gonçalves, segundo o Painel S.A. da Folha de SP, um convite do próprio presidente para um jantar com o presidente da China Xi Jinping.

Placas  -  O texto que prevê a instalação de placas especiais nos veículos usados por deputados estaduais, deputados federais e senadores avançou na Câmara dos Deputados com aprovação na Comissão de Viação e Transportes. A alteração do CTB vai assegurar, segundo o relator,  deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), maior publicidade ao veículo comprado ou alugado com recursos públicos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por