Um trecho do discurso do vereador Marcelo Serafim (PSB) no palanque de Roberto Cidade (União), por exemplo, ganhou peça publicitária junto ao vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro criticando coligações com “partidos de esquerda”.
(Foto: Reprodução Instagram)
A novela para saber quem é o mais direitista dos candidatos à Prefeitura de Manaus continua. Agora as alas de Capitão Alberto Neto (PL) e Coronel Menezes (Progressistas) usam os "estranhos no ninho" do oponente para contra atacar. Um trecho do discurso do vereador Marcelo Serafim (PSB) no palanque de Roberto Cidade (União), por exemplo, ganhou peça publicitária junto ao vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro criticando coligações com “partidos de esquerda”.
Chumbo trocado - O vídeo foi disparado em grupos de aplicativo de mensagem dias após blogs locais publicarem textos apontando a desobediência do PL Amazonas ao desejo do ex-presidente de fechar aliança com Mateus Assayag (PSD) para a prefeitura de Parintins. Em um dos eventos, antes do PT definir seu lado na Ilha, ele chegou a gravar vídeo declarando apoio a Assayag. Os links foram massivamente divulgados por aliados de Menezes.
Vestiu a camisa - Izabelle Fontelle vestiu de vez a camisa do projeto para a reeleição do noivo, o prefeito David Almeida (Avante). Nas redes sociais, a noiva do prefeito, que dedica boa parte do feed à vida pessoal, publicou o primeiro vídeo com cara de eleições mostrando o antes e depois das avenidas Perimetral e Das Torres, divulgando obras da gestão.
Tirando do armário - A nova configuração do sistema da Justiça Eleitoral, Divulgacand Contas, apresenta pela primeira vez ao eleitor dados sobre a orientação sexual dos candidatos ao pleito. A informação antes era mantida oculta pela justiça eleitoral. Com isso, será possível saber quais candidatos se declaram heteros, gays, lésbicas, bissexuais ou se mesmo se são cisgênero ou transsexuais, por exemplo.
Pré-pleito - O TRE-AM convocou 166 servidores e empregados públicos para auxiliarem nos trabalhos de auditoria das urnas eletrônicas nas Eleições Municipais de 2024. Os testes que validam a segurança dos equipamentos ocorrem no dia 6 e 27 de outubro (1º e 2º turno das eleições). A Corte também contratará 646 temporários para auxiliarem na transmissão dos resultados da eleição nos locais de votação.
Internet - A falta de internet nos úlitmos cinco dias em Coari motivou requerimento do deputado federal Adail Filho (Republicanos) com pedido de explicações e providências ao Ministério das Comunicações para reestabelecer o acesso dos munícipes à rede. A má qualidade da internet tem afetado especialmente os serviços públicos e o comércio.
Racionamento - Outro município da região do Solimões que tem enfrentado problemas com as concessionárias de serviços públicos é Codajás, mas por lá o problema é a energia elétrica, por conta do racionamento forçado pelo pico de consumo em virtude do forte calor.
Seca - O Fórum das Águas do Amazonas promove hoje, das 14h às 17h30, a conferência Seca na Amazônia para aprofundar conhecimentos e experências sobre a seca no estado do Amazonas. O encontro, que ocorre no auditório Mãe Paula, no Cefam, contará com pesquisadores, representantes de comunidades do interior do Estado e do entorno de Manaus para conhecer estratégias da sociedade civil para lidar com o problema da seca e criar um plano de ação.