SIM E NÃO

‘Digitais’ do Amazonas na minirreforma

Maior parte da bancada do Estado votou a favor da proposta que reduz prazo da Lei da Ficha Limpa e tira recursos de candidaturas femininas

acritica.com
16/09/2023 às 07:30.
Atualizado em 16/09/2023 às 07:30

Plenário da Câmara concluiu na quinta-feira (14/9) votação da minerreforma eleitoral, proposta que ainda terá que passar pelo Senado (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)

 Além da votação maciça da bancada amazonense pela aprovação da polêmica minirreforma eleitoral na Câmara dos Deputados, o Amazonas deu uma contribuição extra ao texto: uma emenda (Nº 4) que derruba a exigência da lista nominal de passageiros dos voos fretados por candidatos durante as eleições. A proposta foi apresentada pelo deputado federal  Fausto Santos Jr. (União-AM),  acatada pelo relator, Rubens Pereira (PT-MA) e aprovada na votação em Plenário. 

Sem pistas A lista nominal de passageiros geralmente é o principal documento usado pelo Ministério Público para investigar irregularidades no fretamento de aeronaves com o dinheiro de campanha eleitoral e para evidenciar, por exemplo, o uso de servidores públicos para atividades de campanha no horário de expediente. 

Não deu Na votação final da minirreforma, apenas Amom Mandel, do Cidadania, votou contra. Antes disso, ele apresentou uma emenda que previa a perda do mandato de candidatos que arrecadaram e/ou gastaram valores ilícitos durante a campanha - o texto original só prevê multa de R$ 10 mil a R$ 150 mil. A emenda (Nº 31) foi derrubada com 249 votos contrários, sendo quatro do Amazonas: Fausto Jr., Átila Lins (PSD), Adail Filho e Silas Câmara, do Republicanos.

Nome de peso  Fabrício Venâncio assume na segunda-feira o Departamento Comercial da TV A Crítica, após 15 anos 
na Braga Motors. O executivo, que tem MBA em Gestão Empresarial, possui vasta experiência na área e chega para ajudar nos projetos de expansão da TV A Crítica, que atualmente opera em 30 cidades do Brasil, sendo nove capitais.

Remarcado  A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, remarcou  para a próxima quarta-feira o julgamento final das cotas regionais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A definição do acórdão estava prevista para acontecer no início da semana passada, mas o início dos julgamentos dos processos dos atos golpistas empurrou a análise do caso para frente.

Social  O governador Wilson Lima (União) esteve, nesta sexta, em São Paulo reunido com o empresário Abílio Diniz, no Instituto Penísula, braço social do conglomerado empresarial de Diniz, articulando novas parcerias. “Apresentei a Escola da Floresta e programas de combate à fome, como o Prato Cheio e o Auxílio Estadual”, ressaltou. 

Esverdiou... “Também estive na Comunitas para tratar sobre futuras parcerias na área ambiental e de sustentabilidade, com foco em quem cuida da Amazônia e mantém ela de pé”, acrescentou o governador sobre a visita à organização, que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável.

‘Desjudicializar’ O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e entidades parceiras assinaram  um Termo de Cooperação estabelecendo a instalação da “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” para favorecer a resolução de questões de saúde antes de irem a julgamento.

Erramos  Ao contrário do que A Crítica registrou na edição de ontem, o general Washington Rocha Triani é Chefe do 
Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA) 
e não comandante do CMA.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por