O vereador não conseguiu ser reeleito para o próximo mandato, mas a boa articulação política que ele estabeleceu ao longo dos últimos quatro anos no parlamento - somada à fidelidade ao governador - deu força ao nome dele para assumir uma das pastas que atualmente estão sem os titulares
(Foto: Divulgação CMM)
Atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio Andre (União) tem lugar assegurado no governo Wilson Lima (União). O vereador não conseguiu ser reeleito para o próximo mandato, mas a boa articulação política que ele estabeleceu ao longo dos últimos quatro anos no parlamento - somada à fidelidade ao governador - deu força ao nome dele para assumir uma das pastas que atualmente estão sem os titulares. As opções seriam a SEC, Cosama, Faar ou Detran-AM.
Indícios - A postura de Caio nos dias pós-eleição indicam que ele pode inclusive antecipar o fim do mandato de vereador. Das quatro sessões ordinárias realizadas desde o dia 27 de outubro, o presidente compareceu a duas. Ontem as sessões (ordinária e extraordinária) da CMM foram presididas pela vice-presidente, Yomara Lins (Podemos).
Preferências - Caio já geriu a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer em 2018. Não há consenso de qual pasta ele deve assumir agora. Interlocutores na Câmara afirmam que há interesse por parte do parlamentar na SEC, Amazonastur e Faar. Fontes afirmam, porém, uma tendência de que a indicação do governo seja para que ele assuma o Detran-AM.
Prerrogativas - Em ofício encaminhado à Seap, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicita revisão dos procedimentos para a entrada de advogados nas unidades prisionais do Estado, que hoje estariam violando prerrogativas dos profissionais do direito criminalista. O documento é assinado pelo presidente nacional Beto Simonetti e da seccional Amazonas, Jean Cleuter.
Prerrogativas 2 - Segundo o documento, há reclamações de advogadas e advogados sobre casos de constrangimento e limitações aos profissionais que acessam as unidades para o atendimento de clientes reclusos. Os problemas vão desde a limitação de horário e quantidade de profissionais para atendimento simultâneo, até a escassez de vagas de estacionamento exclusivos.
Em campanha - Sem apoio do próprio partido, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) passou por Manaus para costurar apoio dos congressistas amazonenses para a campanha dela à presidência do Senado. O encontro com o senador Plínio Valério (PSDB) gerou críticas dos seguidores do parlamentar nas redes, já que a senadora ficou reconhecida pela atitudes combativas contra o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Voos - A Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas (ABAV-AM) comemorou a retomada dos voos entre Manaus e Lisboa. O presidente, Jaime Mendonça, afirmou que a rota representa uma mudança significativa para a Amazônia: "A conexão direta com a Europa facilita o acesso dos europeus à nossa cidade, impulsionando o turismo e criando novas oportunidades de emprego e renda”.
Premiada - A startup amazonense Forestifi arrebatou a premiação de “Startup revelação” de 2024 durante a premiação do “Jaraqui Graúdo”, evento promovido pela comunidade Jaraqui Valley, na última segunda-feira. Criada em 2023 pelos empreendedores Glauco Aguiar e Macaulay Souza, a Forestifi é um negócio de impacto socioeconômico e ambiental para tokenização de ativos da natureza.