A criação da pasta chegou a ser cogitada, inclusive com documentos construídos a várias mãos pelos representantes dos povos indígenas de Manaus
(Foto: Agência Brasil)
O prefeito reeleito David Almeida (Avante) confirmou que no segundo mandato não haverá Secretaria dos Povos Indígenas. A criação da pasta chegou a ser cogitada, inclusive com documentos construídos a várias mãos pelos representantes dos povos indígenas de Manaus, mas a proposta foi descartada. Ele, porém, assegurou que será enviada em fevereiro para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) a proposta para ressuscitar a Secretaria Municipal de Esportes.
Recursos - David fez um balanço das ações da Prefeitura de Manaus nos últimos 4 anos e antecipou os planos para 2025, em entrevista concedida ao jornalista Dante Graça, que vai ao ar na próxima terça-feira, dia 31, na TV A CRÍTICA. Almeida enfatizou que nenhuma obra programada para o próximo ano contará com recursos do Governo do Estado.
Oposição - O vereador David Reis (Avante) não contará com dois votos declarados, até o momento. Ontem, os vereadores eleitos Zé Ricardo (PT) e Rodrigo Guedes (Podemos) se reuniram para afinar a postura da nova oposição na Câmara Municipal de Manaus. Guedes tenta emplacar uma chapa, mas enfrenta dificuldades para fechar a quantidade mínima de membros.
Conta não fecha - David Reis contabiliza 35 votos, sobrando apenas seis eleitos que não declararam voto nele, incluindo Guedes e Zé. São necessários 10 vereadores para preencher a chapa com os cargos de presidente, vice, secretários, ouvidor e corregedor.
Corte... - O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro (União), demonstrou preocupação com o bloqueio de emendas feito por decisão do ministro Flávio Dino, que reteve R$ 150 milhões para a saúde do Amazonas, segundo levantamento da Associação Amazonense dos Municípios (AAM). Segundo o gestor municipal, a falta desses recursos devem prejudicar ações de fechamento dos mandatos atuais e “prejudica gravemente o início das novas gestões”
... nas emendas - “Os valores bloqueados seriam essenciais para que pudéssemos honrar compromissos com fornecedores, contratos em vigor e despesas fundamentais”, declarou o prefeito ao enfatizar que a situação coloca em risco não apenas a governabilidade, mas o atedimento da demanda da população.
Novo Airão - A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT) realizou na última segunda-feira a entrega de 400 títulos definitivos de propriedade para moradores de Novo Airão. Foram beneficiadas famílias dos bairros Novo Horizonte, Santo Elias, Nova Esperança e Jardim Primavera. “Encerramos 2024 reafirmando nosso compromisso com a segurança jurídica e a dignidade das famílias”, destaca a secretária Renata Queiroz.
Novo Airão 2 - A entrega, que faz parte do programa Amazonas Meu Lar, consolida a atuação da SECT na regularização fundiária. Esta será mais uma ação promovida em dezembro, mês que também marcou a entrega de 800 títulos em Manaus.Com parcerias estratégicas, como as firmadas com o TJ-AM e a Anoreg/AM, a SECT segue como referência na promoção da cidadania e na garantia do direito à propriedade em todo o Amazonas.