Após o estudo, deve ser lançada uma revista científica para retratar o cenário do sistema prisional amazonense
(Foto: Agência Brasil)
A colaboração entre ciência e segurança pública é uma das metas apontadas pelo titular da SSP-AM, Coronel Vinícius, que antecipou ao SIM&NÃO o que será apresentado pela pasta no 19º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2025. A secretaria prepara um grande estudo sobre encarceramento em parceria com a Fapeam, que deve lançar revista científica para retratar o cenário do sistema prisional amazonense: “Estamos trazendo o mundo científico para estar ao nosso lado”.
Pedidos - Vinícius contou sobre os planos após a cerimônia de posse do novo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, João Paulo Garrido Pimentel. Em fala à imprensa, o secretário destacou os pedidos feitos ao governo federal para incremento dos quadros da superintendência. À coluna, ele reforçou a necessidade de que os repasses federais passem a levar o custo Amazônia em consideração.
‘PEC não resolve’ - Coronel Vinícius vê pouco efeito prático nas alterações propostas pelo Governo Lula na PEC da Segurança, que amplia a atuação da União nas ações da área: “Não resolve porque só está no papel. Para a gente, que mora aqui, não muda nada”.
Postos - O Ibama vai reativar dois postos que foram fechados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação é do superintendente do instituto no Amazonas, Joel Araújo. Ainda não há previsão de data para reinauguração, pois, segundo ele, ainda depende do concurso público.
Postos 2 - Um deles, segundo Joel é a base de Tabatinga, na tríplice fronteira, considerada estratégica para combate aos ilícitos ambientais transfronteiriços. A outra, ele preferiu guardar segredo, mas dentro do Ibama, conforme fontes, há uma articulação para reativação do posto em Humaitá.
Selo Unicef - No Amazonas, 28 municípios conseguiram alcançar as metas para obtenção do Selo Unicef edição 2021-2024. O resultado é 3,5 vezes maior que a edição 2017-2020, quando apenas oito municípios foram certificados. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o apoio do Governo do Amazonas.
Empenho - O selo visa estimular e reconhecer avanços concretos nos municípios, em relação às políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e adolescentes. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o resultado é fruto articulação do governador Wilson Lima.
ESG no setor - O curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza a 1ª Conferência de Petróleo e Gás: Inovação e Sustentabilidade, que vai reunir especialistas do setor para debater as inovações, tendências e as novas fronteiras para a indústria do petróleo e gás no Hotel Mercure, bairro Adrianópolis, nos dias 12, 13 e 14 de novembro.
ESG no setor 2 - O Grupo Atem será um dos patrocinadores e contará com três três palestrantes no evento para abordar temas como as soluções criadas para garantir a logística da distribuição de combustíveis no período de estiagem na Amazônia, integração do ESG ao Controle de Qualidade de Combustíveis e oportunidades para mulheres no mercado de Petróleo e Gás.