Sim e Não

Candidatos levam religião para a urna

Na região Norte houve aumento de 276% dos registros com nomes que identificam vínculo dos candidatos com religiões evangélicas, católicas e de matriz africana

acritica.com
20/08/2024 às 07:51.
Atualizado em 20/08/2024 às 07:51

(Foto: Agência Brasil)

O número de candidatos que usam denominação religiosa no nome de urna recuou em Manaus desde a última eleição, mas ainda é mais que o dobro desde 2000. Os dados foram levantados pelo Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding, que apontou, na região Norte, aumento de 276% dos registros com nomes que identificam vínculo dos candidatos com religiões evangélicas, católicas e de matriz africana. Na capital amazonense, há 13 candidaturas com essas características.

Série histórica  -  Em 2020, foram registrados 23 candidatos religiosos, o maior número desde o início da série histórica em 2000, quando 6 candidatos usaram no nome de urna termos como pai, mãe, pastor, pastora, pr., missionário, missionária, bispo, bispa, apóstolo, apóstola, reverendo, irmão, irmã, ir., padre, abençoado, abençoada, babalorixá, ialorixá, ministro, ministra, ogum, exú, iansã, yansã, iemanjá, obaluaê, oxalá e xangô.

Agenda nas igrejas  -  Em busca desse voto religioso, em especial dos evangélicos, os candidatos a prefeito de Manaus cumpriram agendas em igrejas nos primeiros dias da corrida eleitoral. A principal delas foi a reunião do prefeito David Almeida (Avante) com membros da Assembleia de Deus, que declararam apoio à reeleição. A aliança expõe o racha na igreja, já que Silas Câmara vai para o palanque de Roberto Cidade (União). 

Prioridades  -  O vice de Cidade, Coronel Menezes (Progressistas), abriu a Convenção dos Ministros Evangélicos do Brasil Interdenominacional (CMEBI), ocorrida na manhã de ontem, com mais de 150 religiosos. Ele prometeu prioridade aos pleitos dos cristãos nas áreas da saúde e nas questões sociais.

Apoio...  -  A decisão do ex-deputado estadual Ricardo Nicolau de apoiar a candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura Manaus mostrou que Amom Mandel (Cidadania) fez a melhor opção ao escolher Nancy Segadilha para o cargo de vice na chapa. Nicolau, que é filiado ao PSDB, compareceu à ação de campanha do presidente da ALE-AM neste fim de semana e declarou apoio a Cidade. 
 
...declarado   -   O ex-deputado chegou a negociar a vaga de vice na chapa de Amom Mandel, mas foi preterido após pesquisas internas indicarem índices baixos de intenção de votos. Quando deputado, Nicolau passou fez ferrenha oposição a Wilson Lima, padrinho da candidatura de Roberto Cidade.

Tendência   -   Amom Mandel (Cidadania) lançou tendência na campanha de Pablo Marçal (PRTB), que concorre à Prefeitura de São Paulo. Depois de copiar o chá revelação de vice, com direito a fumaça na cor do sexo do escolhido, o candidato paulista fez a mesma brincadeira na qual Amom "pediu" Manaus em casamento no dia 12 de junho. 

Candidatura   -   A maloca do Parque das Tribos recebeu no último sábado (17) o lançamento da candidatura da líder indígena Wanda Witoto (Rede) à Câmara Municipal de Manaus.  Apoiadores, aliados e representantes indígenas participaram do evento que além dos tradicionais discursos teve a apresentação de rituais de diferentes povos que moram na comunidade.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por