A iniciativa, apresentada como estratégica para coordenar ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas no Brasil, além de medidas de preservação da Amazônia, segue sem avanços concretos
(Foto: Junio Matos)
Quatro meses após visitar o Amazonas e anunciar a criação da Autoridade Climática, o presidente Lula ainda não cumpriu a promessa – um compromisso, aliás, assumido pela campanha do petista com Marina Silva, ainda em 2022. A iniciativa, apresentada como estratégica para coordenar ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas no Brasil, além de medidas de preservação da Amazônia, segue sem avanços concretos.
Sinalização - Lula noticiou a criação da Autoridade Climática em 10 de setembro do ano passado, em Manaus, durante reunião com prefeitos, após visitar áreas afetadas pela seca extrema no Amazonas.
Impasse - A criação do órgão, espécie de agência federal com superpoderes, e que teria a missão de desenvolver mecanismos para o enfrentamento de eventos naturais extremos, tem uma indefinição: ficará subordinada diretamente à Presidência da República ou à engrenagem burocrática do Ministério do Meio Ambiente?
Posse - Presidente e vice, as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha assumem hoje a direção do TRE/AM.
Noivado - O namoro entre o governador Wilson Lima e o PL Estadual agora virou ‘compromisso sério’. Por indicação do presidente regional da legenda, Alfredo Nascimento, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc) passou a ser comandada por Evilázio Pereira, irmão de Alfredo.
Casamento - A celebração do matrimônio entre Wilson e o PL do Amazonas se dará, de fato, daqui a pouco mais de um ano, quando o governador espera que o partido de Jair Bolsonaro lhe ofereça apoio para disputar o Senado Federal, em 2026.
Convidados - Confiante na união, a influência de Alfredo Nascimento no governo Wilson Lima (União) não deve ficar restrita a apenas uma pasta. Tanto que ele deve indicar pelo menos mais um aliado para posto estratégico.
Fogo - De Los Angeles, onde visita a filha, que reside na cidade, a deputada Alessandra Campêlo registrou o drama vivido por americanos e turistas, em virtude de incêndios que já destruíram 2 mil imóveis e desabrigaram mais de 180 mil pessoas.
Alerta - Procurada pela coluna, Alessandra disse que sua família está em local seguro, mas recebeu alerta de “bandeira vermelha”. “Não significa que haja uma ameaça imediata, mas é um lembrete para estar preparado”, diz o aviso remetido pelas autoridades, e compartilhado pela deputada.
Cadastro - Num importante passo para assegurar a qualidade no atendimento a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), que entrou em vigor ontem, cria o Cadastro Estadual de Cuidadores.
Requisitos - A medida, além de organizar e acompanhar esses profissionais, visa garantir assistência qualificada e respeito à dignidade das pessoas sob seus cuidados. Entre as exigências estão comprovação de idoneidade, com certidões negativas de antecedentes criminais, e exclusão imediata em casos de maus-tratos ou violência, fortalecendo a proteção aos mais vulneráveis.