O ápice do esvaziamento ocorreu na sessão de ontem, em que apenas 10 dos 41 parlamentares compareceram à Casa
(Foto: Divulgação CMM)
O clima de fim de ano já toma conta da Câmara Municipal de Manaus (CMM). As sessões que antes eram abarrotadas começam a ter as cadeiras cada dia mais desocupadas. O ápice do esvaziamento ocorreu na sessão de ontem, em que apenas 10 dos 41 parlamentares compareceram à Casa. O quórum de 13 vereadores necessários para abertura dos trabalhos não foi atingido e, com isso, as atividades precisaram ser suspensas. Na pauta estava o projeto que faculta o plano de saúde para ex-vereadores e familiares.
Presentes - Até a última contagem feita pelo presidente Caio André (União), estavam presentes apenas Diego Afonso, Glória Carrate, Isaac Tayah, Jaildo Oliveira, Marcelo Serafim, Marcio Tavares, Prof. Samuel, Rodrigo Guedes e Sassá da Construção Civil. Capitão Carpê não teve a presença computada, mas estava em plenário.
Escala 2x5? - Tanto Carpê, que é do PL, quanto Rodrigo Guedes, aproveitaram o debate sobre o fim da escala 6x1 para criticar a ausência dos colegas na sessão. “No momento que o Brasil discute a questão da escala da trabalho para o brasileiro comum, muitos vereadores dão esse péssimo exemplo”, disse Guedes.
Surpresa - Sem poder divulgar a programação de domingo do presidente dos Estados Unidos no Parque Das Tribos, bairro Tarumã, o cacique Ismael Munduruku narrou ao SIM&NÃO a sincera reação que teve ao receber os agentes de segurança do governo estadunidense: “Nunca tinha visto FBI, só via nos filmes. Bateram na minha porta e eu tomei um susto”.
Representatividade... - A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, anunciou ontem que o 1º Encontro Nacional de Mulheres no Sistema de Controle será realizado em Manaus. O anúncio ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante reunião de conselheiras e servidoras de todo o país em um debate sobre a ampliação da presença feminina em cargos de liderança.
....feminina - No evento, Yara não deixou de falar da experiência de assédio moral, quando ela denunciou o conselheiro Ari Moutinho. Segundo ela, a situação foi o que motivou a criação da Ouvidoria da Mulher na corte de Contas.
Reconhecimento - A iniciativa do diretório estadual da Rede Sustentabilidade de consultar o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sobre o uso de cocar e adornos na foto de urna dos candidatos indígenas ganhou reconhecimento nacional com o prêmio Legisla Brasil na categoria "representatividade".
Novas atribuições - A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), ganha novas atribuições e passa a tratar também sobre pautas relacionadas à Justiça e Defesa Social.
Sistema prisional - Com as novas atribuições, a comissão passa a avaliar, por exemplo, as condições e alternativas de encarceramento, além de políticas de ressocialização. A alteração ocorre meses após o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abrir investigação para verificar a presença de servidores do deputado no presídio de Humaitá e o suposto uso de viaturas da PM no município.