SIM&NÃO

Apelo para preservar a Casa Comum

Em vídeo ao Vatican News, site de notícias oficial do Vaticano, o cardeal da Amazônia, arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Leonardo Steiner, fez apelo à comunidade eclesiástica internacional

Sim&Não
Jornal A Crítica
20/09/2024 às 08:13.
Atualizado em 20/09/2024 às 08:13

(Imagem: Vatican News)

Diante do cenário de queimadas no Brasil, o cardeal da Amazônia, arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Leonardo Steiner, fez apelo à comunidade eclesiástica internacional. Em vídeo ao Vatican News, site de notícias oficial do Vaticano, relatou problemas relacionados à fumaça que encobre o País e reforçou o dever da Igreja de conscientizar e se responsabilizar “pelo cuidado com a obra da criação”. A Arquidiocese lançou campanha para arrecadar água e alimentos para comunidades isoladas.

Aumento de penas   

O deputado federal Adail Filho (Republicanos) solicitou o desapensamento do PL 3372/2024, que propõe o aumento de penas para quem prática incêndios florestais, equiparando-os a crimes hediondos. A medida, segundo o parlamentar, é urgente, pois os incêndios destroem o patrimônio natural, ameaçam a vida de milhares de brasieliros e comprometem a saúde pública. 

Brasileiros...   

O senador Omar Aziz (PSD) criticou a baixa liberação de recursos do governo federal frente às queimadas que atingem especialmente a região amazônica. O congressista lembrou que R$ 89 bilhões foram destinados ao Rio Grande do Sul, enquanto na seca foram R$ 514 milhões para combate aos incêndios. 

...de segunda classe   

Omar fez críticas a editoriais de veículos nacionais que têm colocado a questão fiscal à frente da questão humanitária na Amazônia: “E os brasileiros da região Norte, Cento Oeste e Nordeste não somos brasileiros de segunda classe. Queremos o mesmo tratamento". 

Instância internacional   

A Procuradoria da Mulher da ALE-AM, presidida pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) acionou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) contra decisão do STJ que deu decisão favorável a homem acusado de estupro a uma menina de 12 anos. A cópia da representação foi entregue ontem à ministra dos Mulheres, Cida Gonçalves, durante passagem dela por Manaus. 

Início dos trabalhos   

Hoje, iniciam as primeiras movimentações das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) instauradas na última quarta-feira na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A partir das 10h30, os membros da CPI dos Contratos já realizam a primeira reunião, conduzida pelo presidente, vereador Lissandro Breval (Progressistas), seguida de coletiva de imprensa.

Histórico   

Ex-aliado do prefeito, Lissandro chegou a administrar a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) durante o mandato interino de David como governador. O vereador chegou a ser investigado por denúncias de caixa 2 por supostamente ter pago contratos superfaturados às empresas Auto Posto Sumaúma LTDA e F.R. Comércio Varejista de Materiais de Construção.

Sem reeleição   

Criticadas por não ter resultados concretos, as CPIs nem sempre colhem bons frutos para os membros. Exemplo disso foi a CPI do Apagão de 2008, que propunha investigar as constantes interrupções no serviço da Manaus Energia. A comissão teve como membros os vereadores Braz Silva, Jairo Dias, Jorge Luiz, Darlisson Silva e Fabrício Lima, nenhum deles foi reeleito.

Contra uso eleitoreiro   

O MPE recomendou que os candidatos de Parintins não façam uso promocional das inaugurações do Governo do Estado relacionadas ao Prosai. As obras tem sido alvo de ações movidas tanto por Bi Garcia, quanto por Michelle Valadares (Novo), argumentando que o início das obras foi antecipado para favorecer a candidatura de Brena Dianná (União), apoiada pelo governador Wilson Lima (União).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por