Ao anunciar apoio à candidatura do bolsonarista, Amom negou a influência de Jair Bolsonaro (PL) sobre uma eventual gestão de Alberto e pediu que os eleitores que não se identificam com o prefeiturável “façam voto útil”
(Foto: Junio Matos)
Para subir no palanque de Alberto Neto (PL), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) soltou de vez a mão do eleitorado de centro-esquerda que, segundo cálculo dele próprio, é “mais ou menos” a metade de quem tem votado nele. Ao anunciar apoio à candidatura do bolsonarista, Amom negou a influência de Jair Bolsonaro (PL) sobre uma eventual gestão de Alberto e pediu que os eleitores que não se identificam com o prefeiturável “façam voto útil” já que “qualquer um dos candidatos vão estar alinhados com o oposto com o que eles acreditam”.
Novas alianças - Alberto Neto segue na conquista de aliados para o segundo turno das eleições municipais. Depois de Amom e Wilker Barreto (Mobiliza), o candidato do PL anuncia hoje, às 10h, mais um aliado, que antecipa: é um parlamentar, sem dizer de qual casa do legislativo. O que se sabe é que, ontem, deputados estaduais que hoje compõem a base do governador Wilson Lima (União) se reuniram para traçar um caminho.
‘Atitude marginal’ - O PSD afirmou que o candidato a vereador Flavinho Araújo agiu de má-fé e teve atitude “anti-ética e marginal” ao receber R$ 150 mil do Fundo Partidário e conquistar apenas 2 votos. O partido considerou que houve por parte do candidato malversação do recurso público e afirmou que denunciará o caso aos órgãos competentes, colocando a executiva da legenda à disposição.
Nova ausência - A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) faltou mais uma vez à fiscalização dos postos de gasolina organizada pelo Procon-AM e a Comissão de Defesa do Consumidor da ALE-AM, presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (União). O Ministério Público do Amazonas foi acionado e deve protocolar solicitação de presença do órgão, que é responsável pela coleta do combustível para verificação dos parâmentros.
Dívida - O Grupo Olveira Energia S/A afirmou em resposta a reportagem publicada na edição de ontem do A CRÍTICA que não contraiu nenhuma dívida durante operação da Amazonas Energia, e que a referida dívida veio antes da privatização, enquanto a administração era estatal. A empresa afirmou que, após finalizar o processo de transferência para a Âmbar Energia, fará uma prestação de contas pública frente à população do estado do Amazonas
Nomes... - Foram eleitos 75 candidatos com identidades religiosas no nome de urna para vereador e prefeito na região Norte. O número representa um crescimento de 12% em relação a 2020, quando foram eleitos 67. O levantamento exclusivo foi elaborado pela Nexus, Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, a partir de dados do TSE.
...religiosos - Desde 2000, quando foram eleitos 21, até 2024, o crescimento foi de 257%, mais do que o triplo passando de 265 para 996. Nesses 24 anos, o recorde de candidaturas religiosas ocorreu em 2020, com 1.375 candidatos.
Reforço - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviou mais dois servidores em caráter de urgência para atuarem em portos da capital e do interior do Estado para atuar nos despachos de mercadorias da Zona Franca de Manaus (ZFM) e recomporem os quadros que contavam apenas com dois servidores.
Reforço 2 - O órgão agiu após uma solicitação do deputado federal Pauderney Avelino (União), que foi provocado pelo Centro das Indústras do Amazonas (Cieam). O quadro do Mapa, que já era deficitário, foi ainda mais reduzido com o falecimento de um profissional, algo que vinha dificultando os despachos das mercadorias.