Tragédia

‘Tinha esperança dele chegar’, diz esposa de uma das vítimas de incêndio em embarcação

Ao todo 59 pessoas foram resgatadas e outras estão desaparecidas

Emile de Souza
online@acritica.com
27/07/2024 às 12:33.
Atualizado em 27/07/2024 às 12:34

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

Familiares procuram informações de vítimas de incêndio do barco recreio Comandante Souza III, durante desembarque de feridos no Porto do São Raimundo, na manhã deste sábado (27). A última embarcação chegou às 10h, mas não teve uma lista oficial de resgatados divulgada.

O incêndio aconteceu na madrugada deste sábado (27), no rio Negro, em frente a comunidade Santa Maria, nas proximidades do arquipélago de Anavilhanas.

A esposa de uma das vítimas, Ana Souza Gonçalves relatou momentos de angústia pela falta de informação do companheiro, João Bosco Souza, de 54 anos.

“A última embarcação que eu tinha esperança de ele estar, ele não veio e agora não tenho nenhuma informação, não sei se ele está em algum hospital ou se está desaparecido”, afirmou a mulher.

Conforme Ana Gonçalves os últimos contatos foram feitos durante a noite, antes do acidente acontecer.

“Era 19h30 a última vez que tive contato com ele e desde aí não recebi mais nenhuma informação e quando acordei eu abro o WhatsApp e recebi informação de que um barco que estava indo para Santa Isabel e Barcelos e sofreu um incêndio”, relatou.

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

Além de Ana, outras pessoas aguardavam esperançosas no local para tentar rever a família, como Cesário Firmino, que teve notícia de que quatro das cinco pessoas da família estão em hospitais com ferimentos leves, mas que uma delas, conhecida como “Zita”, não deu notícias até o momento.

“Ainda não temos notícias e isso é preocupante”, lamentou Firmino. 

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) é a responsável pelas informações preliminares do acidente, conforme informado pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros do Amazonas, no entanto, as informações com nomes dos resgatados e desaparecidos ainda não foram divulgadas.

Segundo os socorristas do Porto São Raimundo, algumas vítimas foram encaminhadas para Prontos-Socorros com lesões leves e outras de maior complexidade para o Hospital 28 de Agosto e Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Os relatos dos agentes de portaria do SPA São Raimundo, que não quiseram ter o nome revelado, informaram que três pessoas deram entrada no SPA, mas que uma delas foi encaminhada para o Hospital 28 de Agosto.

“As vítimas começaram a chegar por volta das 7h, o segundo chegou umas 8h e o terceiro chegou umas 9h mas foi transferido para o 28 de agosto porque tava com a perna quebrada”, disse o agente.

Vítimas em hospitais

Em nota encaminhada à reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informou que 25 pessoas foram encaminhados para unidades de saúde de Manaus. Oito pessoas deram entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Apenas um apresentou queimaduras no corpo e os outros sete tiveram escoriações de leve a moderado. Desses, um paciente já recebeu alta médica.

Dez pacientes deram entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, sendo apenas um com queimaduras leves em uma das pernas. Seis deles já receberam alta médica.

Outros três pacientes foram levados O Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Uma paciente necessitou de intervenção cirúrgica devido a um trauma no punho. Outros dois pacientes estão em observação, com quadro de saúde estável. Outra vítima do incêndios foi encaminhada para o SPA São Raimundo.

Três crianças, com idades entre seis e oito anos, deram entrada no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste. Uma delas já recebeu alta médica e as demais seguem internadas, estáveis, apenas com ferimentos leves.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por